Estado terá de indicar novo prédio da UERJ em Petrópolis

Data:

O juiz Jorge Luiz Martins Alves, titular da 4ª Vara Cível de Petrópolis, determinou o prazo de 30 dias para que o Governo do Estado e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) indiquem um novo imóvel para o funcionamento do curso de arquitetura no município. O magistrado concedeu a liminar na ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a interdição do atual prédio onde funciona o curso, considerado precário e que oferece riscos para os alunos, professores e funcionários.

“O Estado do Rio de Janeiro e UERJ - Universidade do Rio de Janeiro deverão diligenciar, no prazo de 30 dias, para identificar e indicar outro imóvel em condições de habitabilidade e funcionalidade adequada ao mister de sua destinação, sem jamais ignorar os conteúdos de segurança de docentes e discentes, tanto na área interna quanto no acesso físico de viaturas”, determinou o juiz.

O prédio atual, um casarão tombado, localizado na Avenida Barão do Rio Branco 279, no Centro de Petrópolis, passou a ser ocupado pelo curso de arquitetura da Uerj em 2014. Como não tinha condições plenas de uso, as aulas foram autorizadas apenas no prédio anexo, após ser submetido a obras de adaptação. Para evitar a interrupção das aulas neste ano, o juiz autorizou a utilização do prédio atual até o início do recesso de natal.

“Declaro que tanto o casario principal quanto o prédio anexo ( local atual das aulas) não poderão continuar a ser utilizados, e declaro que a partir de janeiro de 2017, inclusive, ocasião em que as aulas serão retomadas, os docentes, os discentes e a administração do campus Petrópolis da UERJ não poderão ter acesso à área onde está localizado o imóvel”.

O magistrado também estabeleceu um prazo de 120 dias para que o Governo do Estado promova a realização de obras emergenciais do atual prédio. A comissão de transição, formada pelo atual governo municipal e o governo eleito, foi autorizada pelo juiz para discutir a possibilidade de transferir o campus da UERJ do prédio atual para a Casa do Visconde de Mauá, oferecida pela prefeitura, localizada a cerca de 300 metros de distância.

Processo nº 0031203-87.2016.8.19.0042

JM/AB

Autoria: Assessoria de Imprensa do TJRJ
Fonte: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Wilson Roberto
Wilson Robertohttp://www.wilsonroberto.com.br
Advogado militante, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, professor, palestrante, empresário, Bacharel em Direito pelo Unipê, especialista e mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Atualmente é doutorando em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Autor de livros e artigos.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

STF Rejeita pedido de anulação de interrogatórios do caso do cônsul alemão acusado pelo assassinato do marido

Por decisão unânime, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou um pedido para invalidar os interrogatórios conduzidos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro com o então cônsul alemão Uwe Herbert Hahn, acusado do homicídio de seu marido, o belga Walter Henri Maximilien Biot, em 2022, no apartamento do casal em Ipanema.

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.