Ahmar, administradora do Hospital CHS - Nossa Senhora das Graças, pode ser declarada insolvente

Data:

A AHMAR – Associação Humanitária Beneficente do Recife, responsável pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, pode ser declarada insolvente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, por não ter quitado até a presente data a dívida executada em uma Ação de Execução por Título Extrajudicial  (0025518-53.2014.8.17.0001) que tramita na 1a. Vara de Execuções de Títulos Executivos Extrajudiciais de Recife/TJPE.

A demanda judicial surgiu de um título executivo extrajudicial decorrente de um contrato firmado, em 2012, entre a associação e a arquiteta Fátima Maria Cardoso Bastos. O contrato teve como objeto a adaptação do projeto arquitetônico do CHS original para os parâmetros urbanísticos do município de Jaboatão dos Guararapes. A profissional não recebeu pelos serviços prestados.

Na ação executiva, foi anexado o título executivo extrajudicial, líquido, certo e exigível, que ensejou a cobrança por meio do procedimento previsto para a execução por quantia certa contra devedor solvente.

O hospital tem como presidente o Padre Tiaraju Dantas de Araújo. Conforme o representante da instituição, o pagamento não foi efetuado porque o hospital está em um momento financeiro bastante delicado.

A arquiteta, até o presente momento, apesar das tentativas de conciliação para recebimento do crédito, recebeu perto de um décimo do valor total, que hoje soma quase  R$700 mil reais. O hospital não efetuou o pagamento, nem indicou bens à penhora, tendo apenas apresentado embargos à execução (0044290-64.2014.8.17.0001) que aguarda julgamento e encontra-se sem efeito suspensivo, tendo em vista que inexistem fundamentos relevantes que justificassem o pedido, e por não ter sido disponibilizado bens para serem penhorados e dar garantia à quitação da dívida.

O oficial de justiça deixou de realizar penhora na ação executiva por desconhecer bens de propriedade da executada. Como decorrência do não pagamento no processo executivo, e agora com a distribuição da Ação Declaratória de Insolvência, a Justiça pode declarar a insolvência da instituição presidida pelo Padre Tiaraju Dantas de Araújo.

O advogado da autora, Wilson Furtado Roberto, emendou a inicial com um pedido se tutela de emergência no sentido de determinar imediatamente o bloqueio de verbas do SUS para o hospital administrado pela Ahmar.

A ação tramita sob o número 0046844-15.2016.8.17.2001 e aguarda julgamento.

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.