Tribunal do Júri absolve ex-PM da morte de estudante durante abordagem policial

Data:

O Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri de Fortaleza absolveu o ex-policial militar Wescley Cesar Santos da Costa. Ele era acusado de matar o estudante Bruno Silva Cavalcante durante abordagem policial. O julgamento foi realizado nessa terça-feira (29/11) sob a presidência do juiz Victor Nunes Barroso, titular da 3ª Vara do Júri de Fortaleza.

A sessão teve inicio às 14h20 e terminou às 18h57. A acusação ficou a cargo do promotor de Justiça André Clark Nunes Cavalcante, e contou com o advogado Rafael Rolim Pereira, como assistente de acusação. Eles defenderam a tese de homicídio qualificado (surpresa).

A defesa do réu foi feita pelo defensor público Eduardo Antônio de Andrade Villaça, que sustentou legítima defesa e o estrito cumprimento do dever legal, já que o acusado era policial militar e estava trabalhando no dia do crime. Após a leitura da sentença, o advogado Rafael Rolim, assistente de acusação, apelou da decisão.

De acordo com os autos (nº 0193305-84.2012.8.06.0001), o crime ocorreu em 4 de agosto de 2012, no bairro Dionísio Torres. A vítima estava na garupa de uma moto pilotada por um amigo. Quando os dois trafegavam pela avenida Antônio Sales perceberam que estavam sendo seguidos por uma viatura da Polícia Militar.

O piloto da motocicleta ficou nervoso com a aproximação do carro da polícia, pois não estava com o documento do veículo. Além disso, tinha ingerido bebida alcoólica.

Os dois tentaram fugir e os agentes da segurança começaram uma perseguição. Após algum tempo, a vítima e o amigo pararam em uma rua do referido bairro, a vítima desceu da moto e o piloto seguiu. Bruno acabou levando um tiro na nuca disparado pelo ex-policial.

Na versão do amigo, ele disse que a vítima desceu da moto porque estava perto de casa e quando saiu do local em que o deixou, ouviu os disparos. Já Wescley afirmou que viu o piloto da moto com uma arma e disparou em resposta a uma suposta agressão à bala. Em janeiro de 2015 ele foi pronunciado por homicídio qualificado (surpresa).

Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará

Sentença:

Vistos, etc. O Ministério Público do Estado do Ceará, no uso de suas atribuições, propôs ação penal em desfavor de WESCLEY CÉSAR SANTOS DA COSTA, devidamente qualificado nos autos, o qual foi pronunciado como incurso nas penas do art. 121, § 2º, inciso IV, do Código Penal Brasileiro, por haver matado Bruno Silva Cavalcante, em data de 04 de agosto de 2012, nesta Comarca de Fortaleza. Submetido a julgamento, o Conselho de Sentença, por mais de 3 (três) votos: reconheceu a materialidade do fato e afirmou a autoria delitiva. Também por maioria, os senhores Jurados absolveram o réu, acolhendo, desta forma, as teses da defesa. Com este resultado, encerrou-se a votação por restarem prejudicados os demais quesitos. Assim, considerando a decisão soberana tomada pelo Conselho de Sentença deste Tribunal do Júri, declaro ABSOLVIDO o acusado WESCLEY CÉSAR SANTOS DOS SANTOS, o fazendo nos termos do art. 386, inc. IV, do Código de Processo Penal. Com o trânsito em julgado desta decisão, dê-se a baixa na culpa e façam-se as exclusões devidas no sistema criminal. Dou as partes por intimadas e a presente decisão por publicada no Plenário do Júri. Registre-se e cumpra-se. Sala das Sessões do 3º Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza.Fortaleza-CE, 29 de novembro de 2016.

Wilson Roberto
Wilson Robertohttp://www.wilsonroberto.com.br
Advogado militante, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, professor, palestrante, empresário, Bacharel em Direito pelo Unipê, especialista e mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Atualmente é doutorando em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Autor de livros e artigos.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.