Agente penitenciário é condenado a nove anos de prisão por morte de modelo

Data:

O Conselho de Sentença do 4º Tribunal do Júri de Fortaleza condenou a nove anos de reclusão, em regime fechado, o agente penitenciário Renilson Garcia Araújo pelo homicídio do modelo Johnny Moura Melo. O julgamento foi presidido pelo juiz Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho, que concedeu ao acusado o direito de recorrer em liberdade, com base no “entendimento vigente nas cortes superiores”. Tanto a defesa como a acusação apelaram da sentença.

O julgamento ocorreu nessa quarta-feira (30/11), no 4º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, sendo iniciado às 9h30 e encerrado por volta das 23h45. Dez testemunhas foram ouvidas e uma outra dispensada pelas partes. O Conselho de Sentença, por maioria de votos, reconheceu a materialidade do fato, a autoria de Renilson, que este agiu sob o domínio de violenta emoção e a qualificadora do uso de recurso que dificultou a defesa da vitima. Assim, o réu foi condenado por homicídio privilegiado (motivado por violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima) qualificado.

Na sentença, o magistrado determinou ainda a perda do cargo público que o réu exercia à época do crime, nos termos do artigo 92, I, “b”, do Código Penal por ser “a pena privativa de liberdade superior a quatro anos, e por se entender que o réu, na qualidade de servidor público com porte de arma previsto em lei, tinha por obrigação agir com a máxima prudência no exercício do referido porte”.

À frente da acusação estavam o promotor de Justiça Ythalo Frota Loureiro e o advogado João Marcelo Pedrosa (assistente de acusação), que defenderam a condenação do réu por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e sem possibilidade de defesa da vítima). A defesa, que ficou a cargo dos advogados Antônio Delano Soares Cruz e Silvio Vieira da Silva, sustentou a tese do homicídio privilegiado e pediu também a desclassificação para homicídio simples.

O CRIME

Consta nos autos (n° 0219294-87.2015.8.06.0001) que o crime ocorreu em 27 de dezembro de 2015, por volta das 5h30, após uma festa realizada em um buffet localizado na avenida Engenheiro Luís Vieira, no bairro Dunas, na Capital. O acusado, que entrou no estabelecimento com arma de fogo, teria se envolvido em briga com a vítima e foi contido por seguranças do local. Já do lado de fora do estabelecimento, Renilson se aproximou do veículo em que Johnny estava e atirou na cabeça do modelo, que não resistiu ao ferimento. O agente penitenciário foi preso em flagrante no dia 29 de dezembro de 2015.

Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará

 

Wilson Roberto
Wilson Robertohttp://www.wilsonroberto.com.br
Advogado militante, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, professor, palestrante, empresário, Bacharel em Direito pelo Unipê, especialista e mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Atualmente é doutorando em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Autor de livros e artigos.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.