Certificado Digital Juristas para Advogados

Data:

Processo Judicial Eletrônico - PJE
Processo Judicial Eletrônico - PJE

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) chegou no Poder Judiciário brasileiro para dar celeridade à prática de atos processuais e unificar o sistema para facilitar o manuseio de processos. Porém, por estar no ambiente virtual, a segurança ficaria comprometida sem uma “identidade” que comprovasse quem são os usuários. Daí a necessidade de se ter um certificado digital.

Você conhece o Certificado Digital Juristas para Advogados? Saiba mais com esse post!

O que é certificado digital?

É um arquivo (documento eletrônico) utilizado para identificar e autenticar, com segurança, pessoas físicas e jurídicas, em sites e sistemas eletrônicos. Para que isso aconteça, é utilizada criptografia, tecnologia que garante a autenticidade e o sigilo das informações.

De forma simples, podemos dizer que é uma espécie de carteira de identidade da pessoa em ambiente virtual, o que permite reconhecê-la com precisão no sistema.

Emissão e utilização

A chamada Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) “é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão”. É ela a responsável por credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos.

O certificado digital conecta uma entidade a uma chave pública, e normalmente contém:

  • Informações da entidade para o qual o certificado foi emitido (nome, e-mail, CPF/CNPJ, PIS etc.);
  • Validade do certificado;
  • Chave pública referente à chave privada de posse da entidade especificada no certificado;
  • Assinatura da autoridade certificadora.

Por conter todas as informações referentes ao usuário, ela pode ser utilizada pessoal ou profissionalmente. No uso pessoal, permite:

  • Enviar declaração de IR via internet e consultar histórico de declarações;
  • Assinar contratos digitais;
  • Consultar situação pessoal, resolver pendências e realizar outros serviços na Receita Federal do Brasil on-line;
  • Realizar transações bancárias e transações on-line.

E no uso profissional? Como a advogado utiliza o certificado digital?

A certificação no sistema PJe

Exigida na tramitação de processos judicias por meio do sistema PJe, o advogado tem garantida a proteção dos seus dados pessoais e dos dados fornecidos em todos os atos realizados e ações impetradas no Poder Judiciário. Com o certificado digital, as possíveis fraudes são evitadas, impedindo a violação de informações confidenciais envolvidas na resolução de litígios.

Em outras palavras, é obrigatório o uso de certificado digital para propor uma ação ou realizar atos processuais, uma vez que é o mecanismo que garante validade jurídica aos atos praticados.

No Poder Judiciário, o advogado precisa do certificado para atuar nos seguintes órgãos:

  • CNJ, TST e STF: peticionamento e consulta eletrônica.
  • Justiça do Trabalho: acompanhamento, peticionamento e visualização de processos eletrônicos.
  • Justiça Federal: ajuizamento, acompanhamento e peticionamento de processos eletrônicos (quaisquer ações cíveis, exceto execuções fiscais); interposição de recursos.

Para que o advogado possa operar em qualquer tribunal brasileiro, seu certificado deve ser fornecido por meio de carteirinha com chip (smartcard), dispositivo criptográfico Token que se assemelha com um pen-drive. Ele deve requisitá-lo e validar presencialmente os dados preenchidos no pedido. A autoridade certificadora deverá orientá-lo sobre outros documentos para validação.

Sou advogado e quero um certificado digital! Onde conseguir? Na Juristas Certificação Digital!

Acesse o Hotsite para adquirir os certificados digitais com os preços promocionais: www.e-juristas.com.br !

Certificado Digital Juristas

O Juristas é um portal jurídico, mantido por Wilson Furtado Roberto, novo com informações atualizadas diariamente. Tendo em mente o princípio da verdade e da justiça, o Juristas estabelece um elo fiel e constante com todos aqueles que buscam informação, conhecimento e crescimento na carreira profissional.

Para melhor atender aos clientes e parceiros, tornaram-se uma Autoridade de Registro Juristas Certificação Digital. Ao entrar no mercado de Certificação Digital, utilizando seu conhecimento e credibilidade conquistados ao longo do tempo, querem fornecer segurança digital a empresas, pessoas físicas e profissionais liberais.

Para tanto, contam com uma equipe de profissionais capacitados e habilitados, que garantirão um atendimento de qualidade. Além disso, oferecem produtos, como o certificado digital, que utilizam tecnologia criptográfica para proteger as ações eletrônicas e identidades digitais dos advogados.

Seu suporte é extenso e diverso, e consegue dirimir muitas dúvidas que eventualmente possam surgir. Um serviço completo para ótimos profissionais!

Está esperando o quê para adquirir o seu certificado digital conosco?

Por fim, conheça a Plataforma de Assinaturas Digitais e Eletrônicas do Portal, que é a Juristas Signer. Clique aqui e conheça!

Certificado Digital Juristas Certificação Digital
Créditos: monsitj / iStock
Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

11 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.