Para novo presidente do TJRJ, solução para crise fiscal envolve toda sociedade

Data:

Para novo presidente do TJRJ, solução para crise fiscal envolve toda sociedade
Créditos: Maglara / Shutterstock.com

A crise econômica pontuou o discurso do novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Milton Fernandes de Souza, ao tomar posse hoje (6). O desembargador disse que as ações para alcançar a normalidade econômica não se resumem “em simples acerto de números”, e precisam envolver toda a sociedade. "Evidentemente que a crise é real, mas crise fiscal não pode ser programa de governo. Programa de governo é promover o desenvolvimento do estado, é a melhoria da saúde, da educação, a garantia do cidadão do mais elementar direito de ir e vir, de circular nos espaços públicos com segurança, de andar sem medo, de não necessitar se enclausurar para buscar segurança pessoal, direito fundamental, que incumbe ao Poder Público assegurar”, disse no Tribunal Pleno do Fórum Central.

O novo presidente garantiu que em sua gestão, que termina em 2018, pretende enxugar a máquina administrativa e “fazer mais com menos”, aprimorando os serviços forenses, fortalecendo o primeiro grau de jurisdição, entre outras metas. “Uma concepção administrativa com uma estrutura reduzida e ágil se mostra necessária para enfrentar os desafios dos próximos anos”, disse. “A sociedade fluminense clama por uma resposta judicial efetiva, que previna e conjure os conflitos em tempo hábil. Esta é a diretriz estratégica para a nossa gestão: elevar a primazia absoluta a qualidade da prestação jurisdicional”.

O presidente do TJRJ ainda citou outras medidas, como realocar servidores para áreas mais carentes, capacitar pessoal, inclusive por meio da educação a distância, simplificar rotinas de procedimento nos cartórios e secretarias e incrementar a adoção do processo eletrônico. “É preciso se concentrar na gestão de pessoas, nas habilidades gerenciais e motivacionais, pensar nas metas de produtividade, na qualidade do produto e serviço fornecido a sociedade. A filosofia da gestão, no tocante a utilização dos recursos financeiros, será pauta na máxima redução de custos, sem prejuízo de assegurar uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, disse.

Aos 64 anos, Fernandes Souza ingressou no TJ em 2000 e presidia até agora a 5ª Câmara Cível do tribunal. Também tomam posse os desembargadores Claudio de Mello Tavares, no cargo de corregedor-geral da Justiça, Elizabeth Filizzola Assunção (1ª vice-presidente), Celso Ferreira Filho (2º vice-presidente), Maria Augusta Vaz (3ª vice-presidente) e Ricardo Rodrigues Cardozo, como diretor-geral da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj).

Repórter da Agência Brasil: Flávia Villela
Edição: Fábio Massalli
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.