Ao lado de Macri, Temer defende fim de 'obstáculos ao comércio' no Mercosul

Data:

Ao lado de Macri, Temer defende fim de 'obstáculos ao comércio' no Mercosul
Créditos: CP DC Press / Shutterstock.com

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (7), em uma declaração à imprensa ao lado do presidente da Argentina, Mauricio Macri, que os dois concordaram em adotar medidas para eliminar "obstáculos ao comércio" dentro do Mercosul.

Macri foi a Brasília para a primeira viagem oficial ao Brasil desde que foi eleito. Ele foi recebido por Temer no Palácio do Planalto, após ser recebido com honras de chefe de Estado. Os dois presidentes e suas comitivas tiveram uma reunião e, em seguida, Temer e Macri deram uma declaração à imprensa.

"Também temas do Mercosul foram tratados e avançamos substancialmente. Não só tratamos do acordo com a União Europeia, mas também na integração da América do Sul. Foi assim que tratamos dessa matéria. Coincidimos também em promover a eliminação de obstáculos ao comércio que persistem no espaço do Mercosul. Temos progredido muito nos acordos de investimentos e de compras governamentais", disse Temer.

Temer disse ainda que ressaltou a Macri a importância de se reduzir ao mínimo barreiras fitossanitárias no comércio entre os dois países. Um dos principais pontos de reclamação de exportadores brasileiros à Argentina são essas barreiras impostas para a entrada de produtos brasileiros no país vizinho.

“Ressalto os avanços nos entendimentos de cooperação regulatória. Para tornar mais fluidos os fluxos de comércio e de investimentos, temos que reduzir, e é o que foi debatido, ao mínimo as barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias”, afirmou Temer.

Em seguida, Temer e Macri foram para o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde o governo brasileiro ofereceu um almoço para o presidente argentino.

O presidente brasileiro defendeu ainda uma maior integração da América Latina, especialmente a América do Sul e o México, visando futuras negociações entre o Mercosul e a Aliança para o Pacífico. O último bloco é formado por Chile, Colômbia, México, Peru e Costa Rica.

Na avaliação de Temer, diante de mundo “de tantas e tamanhas incerteza”, a visita oficial de Macri é uma “resposta” para mais cooperação e integração entre os países.

Em sua fala, o presidente Mauricio Macri concordou que Brasil e Argentina devem ser “aliados do século 21”. Além de outros países interessados em negociar com os brasileiros e argentinos, ele afirmou que a mudança de cenário mundial pode fazer com que o México “se volte mais ao sul”.

Outros temas debatidos entre Temer e Macri incluíram o combate ao narcotráfico, o apoio a comunidades fronteiriças e o trabalho conjunto no setor nuclear.

Ao fim, Macri reforçou a importância da visita, declarou que o “afeto” da Argentina pelo Brasil está cada vez mais forte e brincou com a rivalidade histórica entre os países no futebol.

“O afeto da Argentina pelo Brasil está cada vez mais forte. Temos muito a compartilhar, que a rivalidade seja só nos esportes, como no futebol”, brincou Macri.

Carta e assinatura de acordos

Após a reunião, Temer e Macri assinaram uma carta a ser enviada ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno. No documento, os presidentes pedem estudos visando a criação de uma agência binacional sobre normas técnicas e sanitárias.

Ele também assinaram quatro atos nas áreas econômica, social e diplomática. Um complemento a um acordo em vigor vai permitir a prestação de serviços de emergência a comunidades fronteiriças. Por meio do adendo, ambulâncias e bombeiros de ambos os países poderão cruzar a fronteira e atender pessoas em situação de risco.

Também foi assinado um acordo de cooperação entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional. Com o ato, as entidades poderão realizar mais intercâmbios de publicações, incentivar missões comerciais conjuntas e promover a formação de sociedades mistas para atuarem em outros países.

Um dos memorandos pretende fortalecer a estrutura das chancelarias do Brasil e da Argentina com foco no uso das mídias sociais para as políticas externas. O outro estabelece um grupo de trabalho entre os consulados para a troca de informações sobre comunidades emigradas nos dois países.

Agenda de Macri

Além da reunião com Temer e do almoço no Itamaraty, Macri fará visitas aos presidentes do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Na sequência, o presidente argentino será recepcionado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, no palácio da Corte.

Mauríiio Macri retornará a Buenos Aires no fim da tarde desta terça, por volta das 17h15.

Fonte: G1 Notícias

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal é um número único atribuído aos contribuintes para efeitos de tributação e outras atividades administrativas relacionadas com as finanças do Estado. Este número é essencial para a identificação dos cidadãos nas suas relações com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal, bem como em diversas transações financeiras e legais no país.