Chefe da diplomacia da UE se reunirá com secretário de Estado dos EUA

Chefe da diplomacia da UE se reunirá com secretário de Estado dos EUA
Créditos: Volodymyr Burdiak / Shutterstock.com

A alta representante da União Europeia (UE), para negócios estrangeiros e vice-presidente da Comissão Européia, Federica Mogherini se reúne nesta quinta e sexta-feiras (9 e 10) com o secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson em Washington D.C.

De acordo com comunicado divulgado hoje (8) pela UE, além da reunião com Tillerson, a chefe-da diplomacia do bloco terá agendas com conselheiros de Segurança Nacional e senadores americanos, entre eles o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Bob Corker.

Em declarações à imprensa europeia, Mogherini antecipou que quer iniciar um diálogo com a gestão Trump em temas como o processo de paz entre Israel e Palestina, o acordo nuclear do Irã, as sanções à Rússia e a situação na Ucrânia.

Com relação aos assentamentos em Israel, o presidente Donald Trump afirmou na semana passada que, apesar de ser um aliado do governo israelense e apoiar o atual primeiro-ministro Benjamim Netanyahu, considerava a construção de novos assentamentos judeus em áreas palestinas como uma alternativa “que poderia não ser útil” para conquistar paz entre as duas nações.

Trump disse que embora os novos assentamentos não sejam um impedimento para paz, eles podem não ajudar no processo.

Correspondente da Agência Brasil: Leandra Felipe
Edição: Augusto Queiroz
Fonte: Agência Brasil

Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

- Sêneca

O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar.

- Ayrton Senna