Marcelo Odebrecht chega pra depor sobre chapa Dilma - Temer em Curitiba

Data:

Marcelo Odebrecht chega pra depor sobre chapa Dilma - Temer e Curitiba
Créditos: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

O empresário Marcelo Odebrecht chegou pouco antes das 14h desta quarta-feira ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Curitiba. O empresário, que está preso na carceragem da Polícia Federal da capital paranaense, vai depor no processo que investiga abuso de poder econômico na chapa Dilma-Temer, nas eleições presidenciais de 2014. Marcelo foi trazido numa viatura da PF e entrou rapidamente pela garagem. O depoimento está marcado para começar às 14h30min. Os advogados da ex-presidente Dilma Rousseff foram os primeiros a chegar, cerca de meia hora antes de Marcelo. Para Gustavo Guedes, que representa o presidente Michel Temer no processo, o depoimento de Marcelo Odebrecht e dos executivos do grupo é decisivo. O motivo é que não existe até agora nenhuma das testemunhas ouvidas afirmando ter usado recursos de caixa 2 ou de propina para fazer as doações nas eleições de 2014.

— O depoimento dele e dos executivos passa a ser decisivo porque todos os que foram ouvidos até agora disseram que não houve nem caixa 2, nem propina, e que as doações foram legais. Portanto, não há nada que justifique a procedência da ação. O depoimento do Marcelo é potencializado porque a Odebrecht é a maior construtora do país e fez doações a vários partidos e também para os candidatos nos estados — afirmou Guedes.

O pedido para que Marcelo Odebrecht prestasse depoimento na ação em curso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feito pelo ministro Herman Benjamin ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, no último dia 9 de fevereiro, depois do
vazamento do depoimento de Claudio Melo Filho, ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht. Fachin não se opôs, e pediu que o Ministério Público Federal também se manifestasse. Em resposta, o procurador Rodrigo Janot Janot se manifestou pelo sigilo total dos depoimentos a serem prestados. Em despacho, Janot afirmou que “ao decidir colaborar com a Justiça o delator está saindo
da condição de criminoso” e essa colaboração ao pode ser de forma parcial, e sim integral. O núcleo do governo Michel Temer foi citado em colaboração premiada de Cláudio Melo Filho, ex-executivo da construtora. Melo Filho relatou que Temer havia negociado "direta e pessoalmente" com Marcelo Odebrecht, numa reunião no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, dois meses depois do começo da Lava-Jato. Entre os peemedebistas no núcleo do governo, também foram citados o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro da Secretaria-Geral, Moreira Franco, e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Autor: Cleide Carvalho, enviada especial. 01/03/2017

Fonte: O Globo

 

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Câmara do TJRN mantém fornecimento de medicações a paciente com melanoma

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu manter uma sentença que determinou ao Estado do Rio Grande do Norte o fornecimento de medicações essenciais a um paciente com melanoma, um tipo de câncer de pele em estágio avançado.

Empresa de telefonia é condenada a indenizar consumidor por nome negativado indevidamente

Uma empresa de telefonia foi sentenciada a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 4 mil a um consumidor que teve seu nome incluído indevidamente nos cadastros de restrição de crédito. O caso foi julgado pela Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a partir de um processo originado no Juízo da 2ª Vara Mista de Bayeux. A relatoria ficou a cargo da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.

Criança que caiu de brinquedo em parquinho será indenizada em Rio Branco-AC

A 4ª Vara Cível de Rio Branco, no Acre, determinou que duas empresas sejam solidariamente responsáveis por indenizar uma criança que sofreu um acidente ao cair de um brinquedo dentro de um parquinho. O incidente resultou em uma fratura no braço esquerdo do menino, que precisou usar pinos durante 40 dias. O valor da indenização pelos danos morais foi fixado em R$ 6 mil.

CNJ lança edital de concurso público para analistas e técnicos judiciários

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou, nesta quinta-feira (28), a abertura do edital de concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos de analista e técnico judiciário. Esta é a segunda oportunidade promovida pela instituição para a contratação de servidores, visando o desempenho de atividades administrativas, de fiscalização, controle e aperfeiçoamento de políticas judiciárias.