Mediação: o que você precisa saber para ter sucesso na sua empresa.

Créditos: Divulgação

Recentemente, durante uma conversa informal com o diretor de marketing de uma importante cadeia de supermercados, fui surpreendida ao saber que o diferencial que fez com que ele fosse o escolhido para o cargo foi sua formação em Mediação de Conflitos.

Trata-se de empresa internacional com grande tradição em sua área e muito respeitada pelos consumidores em todo o mundo. Ela segue uma tendência já disseminada internacionalmente onde a mediação e a arbitragem são cláusulas obrigatórias em qualquer contrato, seja de trabalho, com fornecedores de produtos e com prestadores de serviços dos mais variados tipos.

Infelizmente, empresas como essa ainda são raridade no Brasil! Mas só por enquanto. A mediação está crescendo no país e, além de ter melhor custo-benefício, a partir de março/2016 passou a ser obrigatória.

ALGUMAS CURIOSIDADES:

1) 40% do tempo de um executivo é gasto gerenciando conflitos

Capacite seus colaboradores nas técnicas auto-compositivas e veja as mudanças na produtividade de sua empresa.

2) Você pode reduzir seus custos judiciais

Escolha bem o jurídico de sua empresa. Se for terceirizado, contrate escritórios de advocacia que priorizem os métodos consensuais de resolução de controvérsias – conciliação, mediação e arbitragem. Caso exista um departamento jurídico interno, tenha certeza que seus advogados sejam adeptos dos métodos auto compositivos.

3) Adicione a mediação aos seus contratos

Garanta que todos seus contratos contenham a cláusula escalonada de mediação e arbitragem (med-arb ou arb-med).

4) O acordo feito na mediação tem validade legal

Após assinado pelas partes e duas testemunhas, o acordo feito na mediação ou na conciliação passa a ter validade legal.

5) Gastos de empresas com ações chegou em 124 bilhões – só em 2014! Segundo o Valor Econômico, as empresas brasileiras gastaram em 2014 R$124 bilhões em ações no judiciário!

Agora que você tem conhecimento sobre a Mediação poderia repensar suas despesas em processos no Judiciário… o que acha?

 

Fonte: Itkos


Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

- Sêneca

O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar.

- Ayrton Senna