Pessoas difíceis – Você sabe como negociar com elas?

296
Justiça Federal no Piauí beneficia cerca de três mil famílias por meio da conciliação
Créditos: iiiphevgeniy / Shutterstock.com

Pessoas difíceis podem ser nossos chefes, colaboradores, fornecedores, clientes, companheiros, vizinhos, familiares, amigos ou qualquer pessoa que tenhamos contato. O que todos têm em comum é a dificuldade de lidar com eles, pois frequentemente reagimos emocionalmente a suas palavras, atos e até a sua presença. (1)

E como fazer quando temos que negociar com pessoas cuja primeira resposta é sempre um não? E com os eternos donos da verdade, que querem ver suas ideias prevalecerem, mesmo que saibam no íntimo, que a do outro é a melhor? Ou aquele que, para valorizar a sua opinião, desvaloriza a de todos os outros? E ainda pessoas de fala agressiva e exaltada?

Aprenda 6 dicas para evitar que sua negociação se transforme num “campo de batalha”:

1) Fala respeitosa:

Mantenha um tom de voz baixo e isso talvez faça com que ele abaixe a voz também. Dirija-se ao outro com educação e respeito. Evite contra-atacar para não jogar mais “lenha na fogueira”.

2) Pessoa x Comportamento:

Entenda que a pessoa é muito mais do que aquele comportamento que demonstra. Com freqüência, confundimos a forma como se comportam, com aquilo que realmente são.

3) Comportamento e interesses:

Com certeza, por trás daquele comportamento difícil de lidar estão necessidades ou interesses a serem satisfeitos. Por exemplo, o impulso de controlar pode ser o resultado da necessidade de se sentir seguro. Um comportamento disruptivo pode refletir a necessidade de atenção. Se você passar algum tempo conversando com a pessoa difícil, para descobrir os reais interesses, o comportamento “ruim” pode desaparecer.

4) Escuta Ativa:

Escute com cuidado a exposição do outro. Não a interrompa. Olhe nos olhos da pessoa, expresse sons vocais e gestos que indiquem que você está prestando atenção de fato.

5) Perguntas:

Faça perguntas de forma a elaborar e clarificar o assunto.

6) Parafraseio:

Resuma e parafraseie o que a pessoa diz. Algo do tipo: Veja se entendi bem. Você disse que (explique) … É isso mesmo?

 

Referencias:

(1) Dealing with Difficult People – Jon Warner, John Radclyff

(2) Dealing with people you can´t stand: How to bring out the best in people at their worst– Rick Kirschnerand Rick

(3) Since strangling isn´t na option – Sandra Crowe

(4) Getting Past NO: Negotiating in Difficult Situations – William Ury

 

Fonte: Itkos

DEIXE UMA RESPOSTA