A reestruturação deve fazer parte do DNA empresarial

Data:

A reestruturação deve fazer parte do DNA empresarial | Juristas

Tornar frequente a revisão dos rumos e da atuação da empresa é fundamental para evitar a insolvência

 

Perceber quando seu negócio precisa de uma mudança de rota é o grande desafio na gestão empresarial. Quase sempre a avaliação é realizada apenas com os dados macroeconômicos, deixando de lado os sinais mais eficazes; os indicadores da própria empresa - fluxo de caixa negativo, análise de balanço horizontal e vertical, índice de liquidez, índice de endividamento elevado, EBITDA. E muitas vezes, quando o empresário compreende a real situação, o negócio já está à beira do que o mercado chama de insolvência ou Recuperação Judicial.

Virar o jogo. Esse é o trabalho exercido pelos profissionais de turnaround, uma expressão que surgiu no mundo dos negócios e ganhou cada vez mais relevância na gestão das empresas. “O trabalho desse profissional é identificar os motivos, internos e externos, que colocaram a empresa naquela situação. Na maioria das vezes, os problemas partem de dentro e a primeira medida deve contemplar cortes de gastos ou a redução das operações em uma situação controlável.” explica Frederico Scarpellini, sócio da EXM Partners. Ele alerta que há diferentes estágios de interferência na gestão: “Quando o risco é elevado e iminente, ações mais drásticas são necessárias, como a redução de ativos e a consolidação das operações mediante desinvestimentos em atividades menos rentáveis, para ganhar recursos financeiros e aumento de eficiência”.

Apple, GE, e mais recentemente, a Lego, são alguns exemplos de grandes empresas que se reinventaram com trabalho de turnaround. Porém, rever o foco não é exclusividade de gigantes do mercado. E independente do tamanho da empresa ou do setor de atuação, é quase unanime que a maioria dos negócios necessita, em algum momento, rever rumos e atuação no mercado.

“Os problemas em empresas de pequeno e médio porte são os mesmos em relação a uma de grande porte. A diferença está na gestão e na capacidade de administração das informações financeiras e contábeis, fundamentais para as tomadas de decisão. Normalmente, numa PME, estas ações são mais influenciadas pelos sentimentos do que pelos fatos. Neste caso, a deficiência ou até a ausência de informação e a falta de autocrítica nas análises acabam determinando ações não condizentes com a realidade e situação atual da empresa” completa Scarpellini.

Ao notar os primeiros sinais de que algo não anda bem na gestão, é necessária uma avaliação completa, que inclui revisão de custos dos produtos ou serviços vendidos, análise dos custos fixos e variáveis, readequação do fluxo de caixa no curto e longo prazo, ajustes dos prazos de compras e vendas para adequação do giro de estoque, entre outros.

A reestruturação bem sucedida depende consideravelmente dos profissionais e da empresa especializada que irão diagnosticá-la e empregar as ações apropriadas de acordo com cada necessidade, visando levar a organização a uma transformação substancial aos seus negócios. Muitas vezes, essas mudanças são de cunho estratégico, outras de readequação financeira; porém, todas têm a finalidade de estabilizar a empresa e atribuir ferramentas de controle para que tenha solvência em seus resultados.  E em grande parte, como a história demonstra, cada vez mais, a execução do turnaround é um passo que não apenas reorganiza, mas explica a longevidade de muitas empresas.

 

Frederico Scarpellini
Frederico Scarpellini
Com mais de 15 anos de experiência em gestão, consultoria, finanças, reestruturação de empresas, fusões e aquisições, é sócio da EXM Partners, onde já atuou em projetos de diversos setores como o agroindustrial, energético e de biocombustível, alimentício, calçados, químico e farmacêutico, entre outros. Membro do TMA – Turnaround Management Association - possui especialização em Recuperação Judicial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Barão de Mauá, além de formação em Administração de Empresas e Contador pela Instituição Moura Lacerda.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Urgência, debate e democracia: o dilema do Projeto de Lei 03/2024 sobre falências empresariais

Com o objetivo de "aperfeiçoar o instituto da falência do empresário e da sociedade empresária", o Projeto de Lei 03/2024 foi encaminhado pela Presidência da República ao Congresso Nacional, com pedido de tramitação em regime de urgência constitucional.

O frágil equilíbrio da paz social e seu conturbado reestabelecimento!

Carl von Clausewitz, em sua obra “Da Guerra”, simplificou a conceituação de guerra tomando por base o duelo, prática relativamente comum no século XVII, principalmente na França. Para ele, a guerra, resumidamente falando, nada mais é do que “um duelo em escala mais vasta”1. Ele prossegue e afirma que “A guerra é, pois, um ato de violência destinado a forçar o adversário a submeter-se à nossa vontade”2.

Letras de Riscos de Seguros (LRS): onde estamos e o que falta (se é que falta) para sua oferta privada e pública

No final de fevereiro, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram uma Resolução Conjunta para regulamentar o papel do agente fiduciário nas emissões de Letras de Risco de Seguros (LRS). Essa era uma das últimas peças do quebra-cabeças regulatório desse novo ativo, que, após idas e vindas, começou a ser remontado em agosto de 2022, a partir da promulgação do Marco Legal das Securitizadoras (Lei n° 14.430), criando esse instrumento e o elevando ao patamar legal.

Contribuinte tem que ficar atento, pois começou o prazo para declaração

Começou no último dia 15 de março, o prazo para apresentação da Declaração de Imposto de Renda das pessoas físicas (IRPF), que se estende até o dia 31 de maio. A rigor, para os contribuintes que estão acostumados a fazer a própria declaração, o processo mudou pouco, sendo possível finalizar a declaração sem grandes dificuldades. Entretanto, alguns pontos são importantes serem esclarecidos ou reforçados, para evitar surpresas com o Fisco.