MPF promove audiência pública para tratar de assédio organizacional na Universidade Federal de Goiás

Data:

MPF/GO promove audiência pública em Jataí para tratar de assédio organizacional na UFG
Créditos: nanmulti / shutterstock.com

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio da Procuradoria da República em Rio Verde (PRM/Rio Verde), promove no próximo dia 27 audiência pública para abordar questões relativas ao assédio organizacional (sexual e moral) vivenciado no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG), mais precisamente na Regional da cidade de Jataí.

Procedimento investigatório criminal foi instaurado pelo MPF/GO, no início deste mês, com o objetivo de apurar indícios da prática dos crimes de assédio sexual e estupro praticados por professor da UFG, Regional Jataí, durante o exercício de suas atribuições  (clique aqui e leia a notícia).

Para o procurador da República Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros, responsável pela convocação da audiência, é necessário que a comunidade discuta a questão do assédio organizacional, que se configura não apenas pela postura ativa de instituições em promovê-lo, mas também por sua omissão no combate efetivo dessa prática. “A Administração Pública, aí inclusas as Instituições Federais de Ensino Superior, possuem o dever de adotar medidas protetivas e preventivas em face de condutas de assédio moral e sexual”, explica o procurador.

Aberta à participação da sociedade em geral, a audiência pública será realizada no Campus Jatobá da UFG em Jataí, na próxima terça-feira (27), a partir das 13h.

MPF em Movimento – A iniciativa de convocação da audiência pública está inserida no contexto da implantação da projeto “MPF em Movimento” nos municípios de atribuição da PRM de Rio Verde. O projeto, que busca ampliar o contato da sociedade civil com as pautas de responsabilidade do MPF, tem a proposta de promover visitas e debates junto a comunidades e movimentos sociais para efetivar a presença da instituiçãonos diversos espaços de discussões, inclusive no campo legislativo. O MPF considera que os avanços nas pautas da cidadania dependem de uma atuação permanente e de diálogo franco com os grupos sociais, organizados ou não, e com as instituições. Criado no ano de 2013 em Manaus, o projeto tem o procurador da República Jorge Medeiros como um de seus idealizadores e já é replicado em outras unidades do MPF.

SERVIÇO
Evento: Audiência Pública
Tema: Assédio Organizacional (Assédio Moral e Sexual)
Público-alvo: sociedade em geral
Data: 27 de junho
Horário: a partir das 13h
Local: Cidade Universitária José Cruciano de Araújo (Unidade Jatobá), Rodovia BR-364, Km 192, Setor Parque Industrial, nº 3800, Jataí/GO.

Fonte: Ministério Público Federal

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Morador de Porto Alegre condenado por uso de diploma universitário falso

Um morador de Porto Alegre foi condenado pela 2ª Vara Federal de Santa Maria (RS) por utilizar diploma em Engenharia Ambiental e histórico escolar falsificados. A sentença foi proferida pelo juiz Daniel Antoniazzi Freitag e publicada na segunda-feira (11/3).

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.