7 características de um advogado empreendedor

7 características de um advogado empreendedor
Créditos: NicoElNino / Shutterstock.com

Ser um advogado empreendedor demanda o desenvolvimento de capacidades e habilidades, já que ele é o único responsável pelo próprio crescimento na carreira. O empreendedorismo, no sentido em que é usado, não é algo que atinge a todos; ao contrário, existe um perfil muito específico para aqueles que desejam ter o próprio negócio. Porém, na advocacia, todo advogado precisa se desenvolver um pouco neste sentido. Veja 7 características desse tipo de profissional!

O advogado empreendedor possui pensamento estratégico da carreira

Pensar na carreira de forma estratégica é definir planos, metas e objetivos ao longo do tempo. Se você atua no Direito Previdenciário, pode querer publicar 15 artigos até os 30 anos. Isso é uma meta, e é em cima desse olhar para o futuro que se consegue traçar estratégias para se realizar profissionalmente.

Para aqueles que não possuem muito tato com planejamento, basta procurar modelos de negócios de sucesso, cuja eficiência é comprovada, e que se apliquem à sua carreira. Qualificar-se em questões administrativas também é um bom negócio!

Tem bom posicionamento no mercado jurídico

Ganhar credibilidade e autoridade no mercado é um dos objetivos de um advogado empreendedor. E para garantir esse bom posicionamento, que leva à prospecção de clientes e ao estabelecimento de parcerias, o profissional deve investir em marketing jurídico. Independentemente do tamanho do escritório, ou se o advogado atua sozinho, é possível investir em publicidade e garantir a presença na internet.

Em especial, o marketing de conteúdo, uma das vertentes de marketing em alta no mercado, é capaz de se adequar a qualquer orçamento e possui alto custo-benefício.

Cria e aproveita oportunidades

Proatividade é uma característica de poucas pessoas, mas certamente é do advogado empreendedor. Criar oportunidades, sair da zona de conforto, pensar novas formas dentro da profissão, inovar e arriscar são práticas desse tipo de profissional na advocacia. Além de beneficiar a si mesmo, o advogado consegue encontrar soluções inovadoras para o negócio.

Explorar uma área do Direito pouco conhecida, capacitar-se em áreas de conhecimento tangentes à jurídica são algumas das ações de alguém com mentalidade empreendedora.

Entende as necessidades dos seus clientes

A preocupação com o relacionamento do cliente faz com que o advogado encontre soluções mais adequadas para os casos e aproveite as situações para fidelizar e conquistar o cliente. O advogado empreendedor preza por este contato, pelos encontros pessoais e se torna um confidente de seu cliente.

Além de atender mais qualificadamente à demanda, o profissional é capaz de vislumbrar boas oportunidades para os clientes e evitar riscos.

Faz boa gestão do tempo e da equipe

Organização e produtividade são características de um advogado empreendedor, o que o possibilita realizar boa gestão do tempo e da equipe. Reuniões produtivas com objetivos bem traçados motivam todos a executarem a estratégia do escritório, e isso o empreendedor deve saber fazer bem. Essa cultura organizacional influencia no crescimento mais rápido do negócio!

Investe em capacitação profissional

Ampliar seus limites de conhecimento a todo momento é essencial para qualquer advogado que deseje evoluir na carreira. A especialização já é considerada um pré-requisito na advocacia, que preza mais por esse tipo de profissional do que por advogados generalistas.

O advogado empreendedor dá especial importância ao aprimoramento de suas competências e habilidades, pois não se limita ao Direito. Adquirir conhecimentos além de sua atividade-fim é o que faz com que ele seja diferenciado. Administração e contabilidade são bons campos a serem explorados, bem como as habilidades pessoais de comunicação, ética e atualidade.

Adota o inbound marketing

Como dissemos anteriormente, o marketing é um trunfo para o advogado empreendedor, porque confere bom posicionamento do mercado. Em especial, o inbound marketing cresceu no país nos últimos anos porque atrai voluntariamente potenciais clientes para o escritório de advocacia.

Para isso, a presença na internet (sites, blogs e redes sociais) é fundamental para ser visto e divulgar os negócios. A ideia é dar conteúdo relevante ao cliente e atrai-lo para o objetivo final: escolher você!

As características de um advogado empreendedor demonstram que ele possui um pensamento amplo a respeito de sua carreira, e que faz uma gestão completa dela. Está pronto para se tornar um?

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*Artigo escrito com a colaboração de Flávia Costa.

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