Petição - Família - Declaração de ausência

Data:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA DA COMARCA DE ....

............................................, (qualificação), residente e domiciliada nesta Cidade de ...., na Rua .... nº ...., através de seu advogado e bastante procurador, mandato anexo (doc. nº ....), o Dr. ...., (qualificação), com escritório nesta Cidade de ...., na Rua .... nº ...., onde receberá as intimações que se reputarem urgentes, vem respeitosamente ante Vossa Excelência propor:

DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA

que terá o rito do artigo 1.159 do Código de Processo Civil, contra o Senhor ...., atualmente em localidade desconhecida e não identificada, pelos razões de fato e de direito que exposta na presente inicial, ensejando apreciada, com o intuito de requisitar de Vossa Excelência o seguinte:

I. Que a autora casou-se com o réu em .... de .... de ...., por conseguinte, anterior ao surgimento da Lei nº 6.515/77, tendo o enlace se realizado na Cidade de ...., Comarca de ...., não preexistido de qualquer pacto, de acordo com a inclusa certidão, (doc. nº ....).

II. Que da união conjugal resultaram os seguintes filhos, cujos documentos constam anexos, (docs e .... a .... ):

a) ...., (qualificação);

b) ...., (qualificação);

c) ...., (qualificação);

d) ...., (qualificação).

III. Que o impetrado, decorrido algum tempo de casado, começou a ser adicto em bebida alcóolica, vindo até a ser internado em nosocômio para tratamento tipificado, (doc. nº ....), no período de .... de .... de ...., ganhando alta em .... de .... de ....

IV. Que o requerido, depois de ter alta do nosocômio, em data .... de .... de ...., voltou ao seio de seus familiares, entretanto, passada uma semana, sem qualquer razão e sem ter dito nada, evadiu-se de casa, não mais regressando até o presente momento, ou seja, há aproximadamente .... anos, não nomeando procurador ou mandatário que o pudesse representar.

V. Que a demandante, transcorrida uma semana, ao perceber que o marido não regressava para o lar, buscou contato com parentes, de ambas as partes, com o objetivo de angariar alguma informação, contudo, seu extenuante esforço foi mal sucedido.

VI. Que a requerente, ainda esperançosa em achar o seu marido, em data de .... de .... próximo passado, encaminhou-se mais uma vez até a Cidade de ...., localidade onde uniram-se em matrimônio, e vivem vários familiares, porém, estes lhe reportaram que nunca mais tiveram notícias do requerido.

VII. Que à data do desaparecimento do réu, o casal não detinha nenhum bem, a não ser os de uso doméstico, entretanto, ainda há a possibilidade de adquirir direitos hereditários, não lhe sendo repassado, todavia, o réu dívidas que já eram do conhecimento da demandante.

Em função do arrolado, a impetrante vem mui encarecidamente requisitar a Vossa Excelência que se digne a outorgar a citação editalícia do requerido, tal como de terceiros interessados e não conhecidos, para, ensejando, dentro do prazo legal, contestarem a presente ação e poderem acompanhar todos os seus termos legais, até o final julgamento, em cuja r. Sentença necessita declarar a Ausência "AD INTERDISTA" do réu, sendo adotada ainda as providências a seguir:

a) Publicação dos editais de estilo;

b) Emissão de um mandato para o Senhor Oficial do Registro Civil da Cidade de .... para que se conduza à margem do registro do casamento do réu os assentamentos nos termos do artigo 94 da Lei 6.015/73;

c) Que a autora seja nomeada como sua legítima curadora para todos os efeitos legais, segundo aduz o artigo 466 do Código Cívil pátrio.

Protesta a autora provar o alegado por todos os meios de prova admitidos no Direito, juntada de novos documentos e inquirição de testemunhas, cujo rol será apresentado na oportunidade.

Reivindica também, em caso de não ser contestada a presente ação, que seja nomeado um curador especial ao impetrado, nos termos do artigo 9º do Código de Processo Civil, dando-se ainda vistas ao Douto Representante do Ministério Público.

Dá-se à presente ação, para efeito de custas e de alçada, o valor de R$ .... (....), por se tratar de causa de valor inestimável.

Termos em que,

Pede Deferimento.

...., .... de .... de ....

Advogado
OAB/...

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo - Ação Indenizatória - Abandono Afetivo

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA...

Modelo - Pedido de Habilitação com Intimação Exclusiva

Tendo em vista a necessidade de uma representação técnica adequada aos seus interesses, o Requerente outorgou poderes ao advogado [Nome do Advogado], inscrito na OAB sob o nº [número da OAB], com escritório profissional situado na [endereço completo], para o patrocínio da causa.

Modelo - Ação Indenizatória - Adultério

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL...