TJPB condena IFEP ao pagamento de indenização por danos morais devido à violação de direito autoral de fotógrafo

Data:

TJPB condena IFEP ao pagamento de indenização por danos morais devido à violação de direito autoral de fotógrafo | Juristas
Créditos: Zolnierek/ shutterstock.com

Edgley Rocha Delgado ingressou com uma Ação de Obrigação de Fazer c/c Indenização por Danos Morais e Materiais em face de IFEP – Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, sob o fundamento de que a empresa utilizou uma fotografia de sua autoria sem indicação do autor e sem autorização e/ou remuneração.

O juiz rejeitou o pedido de danos materiais, mas julgou procedente o pedido para condenar o promovido a pagar ao autor indenização por danos morais no valor de R$ 2.000,00, a divulgar no mesmo site a fotografia com a identificação do seu autor, por 3 dias consecutivos.

Inconformado com a sentença, o IFEP interpôs a Apelação nº 0002224-38.2012.815.0731, alegando que a fotografia em comento é distribuída de forma livre e gratuita na internet, razão pela qual entende inexistente o dano moral.

Alega ainda que o autor não demonstrou “situação vexatória que enseje o dever de ser reparado”. Por fim, subsidiariamente, pleiteia a minoração do valor indenizatório e a extirpação da obrigação de publicar a foto questionada no seu sítio na internet.

O fotógrafo, por meio de seu advogado Wilson Furtado Roberto, também interpôs recurso, alegando que não há qualquer instrumento de cessão, licenciamento ou autorização para a utilização da fotografia, sendo devido o ressarcimento, que há o dever de a promovida efetuar a publicação da autoria da obra contrafeita, e que o valor da indenização por danos morais deve ser elevado.

A desembargadora do TJPB afirmou ser inequívoco os danos morais experimentados pelo fotógrafo, mas que o quantum fixado é suficiente. Sobre a existência dos danos materiais, entendeu que o apelo não merece ser acolhido, pois não ficou comprovado o dano material suportado.

Condenou, por fim, o IFEP a publicar a fotografia com indicação de autoria, por três vezes consecutivas, em jornal de grande circulação no domicílio do autor e a abster-se de utilizar a obra contrafeita. Os honorários advocatícios foram majorados para R$ 927,00.

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Caixa é condenada a indenizar vítima de saque indevido de precatório

A Caixa Econômica Federal (CEF) foi condenada a indenizar por danos morais uma vítima de saque indevido de precatório. O apelante argumentou que houve falha nos serviços prestados pela instituição, uma vez que não houve negação da ocorrência da fraude no saque.

Dois homens condenados por crimes ligados ao tráfico internacional de drogas em Caxias do Sul

A 5ª Vara Federal de Caxias do Sul (RS) proferiu sentença condenatória contra dois homens acusados de envolvimento em crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas. A decisão foi publicada na quarta-feira (13/3).

Morador de Porto Alegre condenado por uso de diploma universitário falso

Um morador de Porto Alegre foi condenado pela 2ª Vara Federal de Santa Maria (RS) por utilizar diploma em Engenharia Ambiental e histórico escolar falsificados. A sentença foi proferida pelo juiz Daniel Antoniazzi Freitag e publicada na segunda-feira (11/3).

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.