11 de agosto, dia dos defensores da justiça e dos direitos: Advogados e Advogadas do Brasil

Data:

11 de agosto, dia dos defensores da justiça e dos direitos: Advogados e Advogadas do Brasil | JuristasNa defesa das garantias fundamentais, da ordem democrática e da cidadania, os advogados são pilares essenciais. São eles os responsáveis por assegurar as liberdades individuais, zelar pela moralidade pública e questionar incansavelmente, sempre em busca da equidade e da coesão social. Hoje, em 11 de agosto, celebramos estes que estão sempre à disposição, atuando para preservar os direitos sociais e reduzir o espaço para arbitrariedades: os advogados e advogadas do Brasil.

Os profissionais da advocacia desempenham um papel insubstituível na administração da justiça. São guerreiros e guerreiras que unem coragem e serenidade, defendendo causas justas e contribuindo para o aprimoramento das leis e instituições.

Eles dedicam suas vidas à proteção dos direitos coletivos e individuais. Hoje, nossa homenagem e reconhecimento se estendem a todos os advogados e advogadas.

Sobre o Dia do Advogado:

O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto por uma razão especial: em 1824, após a outorga da Primeira Constituição Brasileira por Dom Pedro I, os quatro poderes - Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário - foram estabelecidos. No entanto, havia a necessidade de profissionais para exercer e fiscalizar essas atividades, e a falta de brasileiros com conhecimento jurídico independente era evidente.

Naquela época, a maioria dos operadores do Direito se formava em Coimbra, Portugal. Considerando o contexto da independência do Brasil de Portugal, surgiu a necessidade de uma cultura jurídica própria. Foi então promulgado o decreto que criou os primeiros cursos jurídicos no Brasil, em São Paulo e Olinda, através da Lei de 11 de agosto

de 1827. Desde então, essa data é reconhecida como o Dia do Advogado, também conhecido como o Dia dos Cursos Jurídicos.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.