Abertura e encerramento de contas bancárias de MEI poderão ser feitos pela internet

200

Até então, apenas as contas de pessoas físicas poderiam recorrer a essa modalidade

Através de uma nota, o Banco Central (BC) informou, na quinta-feira (25/01/2018), que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a resolução nº 4.630, que permite que os MEIs (Microempreendedores Individuais) realizem a abertura e o encerramento de contas de depósito através da internet, algo que era restrito apenas às contas de depósito de pessoas físicas.

De acordo com o Banco Central, essa mudança representa um novo avanço, gradual e seguro, na digitalização dos serviços financeiros que são ofertados pelas instituições.

Além disso, a medida também auxilia nos esforços integrados para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento das atividades dos MEIs.

Novas normas para as ouvidorias

O Banco Central também disse que o CMN aprovou a Resolução nº 4.629, que trata da constituição e do funcionamento das ouvidorias.

O órgão disse que essa medida determina que os bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas e sociedades de crédito, financiamento e investimento devem implementar um instrumento de avaliação pelo cliente sobre a qualidade do atendimento das ouvidorias. A implantação desse serviço deve ser feita até o dia 1º de julho de 2018.

Ainda de acordo com a nota, os dados dessa avaliação serão utilizados como um dos indicadores do “Ranking de Qualidade de Ouvidorias”, que foi criado há pouco tempo para oferecer informações sobre o desempenho das ouvidorias das instituições financeiras.

A nota do BC também diz que os dados das avaliações também deverão integrar as informações que as instituições financeiras são obrigadas a divulgar todo semestre em suas páginas na internet.

Fonte oficial: Exame

DEIXE UMA RESPOSTA