Fake news pode resultar em prisão de até 3 anos

Data:

Projeto de Lei apresentado no Senado quer criminalizar a divulgação de notícias falsas

A preocupação quanto a divulgação de notícias falsas não parte apenas dos gigantes da internet, como Facebook e Google. Isso fica claro pelo Projeto de Lei apresentado no Senado, que tem como objetivo fazer com que a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news, seja considerado crime.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 473/2017, elaborado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) prevê a reclusão de pessoas que compartilharem notícias falsas.

Essa medida visa aplicar uma pena em pessoas que compartilham informações mesmo sabendo que são falsas, de assuntos relacionados à saúde, economia nacional, segurança pública, processo eleitoral ou que afete o interesse público de alguma forma.

A pena de detenção varia de 6 meses a 2 anos. Porém, caso o meio de divulgação utilizado seja a internet, então a pena passa a variar de 1 a 3 anos. Ainda mais: caso o compartilhamento da notícia tenha como finalidade obter vantagem de alguma forma, a pena pode ser aumentada em até dois terços, ou seja, chegar a até 5 anos.

Reforço de lei já existente

Hoje em dia, notícias falsas que sejam direcionadas a pessoas específicas podem ser combatidas sob a alegação de crime de calúnia, difamação ou infâmia. Porém, de acordo com Ciro Nogueira, há casos em que não é possível individualizar o dano das fake news, já que elas derem o direito da população de receber notícias verdadeiras.

O Projeto de Lei do Senado está em fase de consulta pública e todos podem votar contra ou a favor da proposta no portal eCidadania, do Senado Federal.

 

Fonte oficial: Tecmundo

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.