Raul Monegaglia diz que gorjeta não é receita da empresa

Data:

Advogado esclarece que empresas que contabilizaram esse valor no faturamento e pagaram tributos sobre ele podem pedir a restituição do que foi pago indevidamente

Em maio do ano passado, foi criada a Lei 3.419/2017, que normatizou a gorjeta. Na opinião do advogado Raul Monegaglia, ela continuou sendo um pagamento feito pelo cliente ao funcionário do estabelecimento de forma espontânea.

Porém, foi feita uma alteração do percentual da gorjeta que deve ser revertido como encargos trabalhistas, além de ter sido feita uma pontuação sobre a divisão desse valor entre os funcionários.

Na opinião de Monegaglia, mesmo com a lei, ainda existe uma dúvida bem comum entre as empresas que recolhem gorjetas, tipo de pagamento que foi esclarecido na Medida Provisória nº 808, de 14 de novembro de 2017, que se refere à inclusão ou não dos valores obtidos como gorjeta no faturamento da empresa.

Veja nossa ferramenta de conversão para PDF e aproveite. É grátis

De acordo com o artigo 457, parágrafo 12, não restam mais dúvidas: a gorjeta é uma receita própria dos trabalhadores, que deve ser distribuída de acordo com o que tiver sido combinado em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Funcionamento na prática

Na prática, a receita obtida através das gorjetas não deve ser incluída como faturamento, mas sim contabilizada à parte. O INSS deve incidir sobre esse valor, que será de 20% de imposto para as empresas optantes pelo Simples e de 33% para as demais.

Na opinião do advogado, empresas que não contabilizavam a gorjeta separadamente e a incluíram no faturamento pagaram impostos indevidos. A recomendação, nesses casos, é que as empresas procurem apoio jurídico e contábil e solicitem a restituição desses valores.

Além de isso ser um direito dessas empresas, o valor obtido com a restituição pode ser usado para a melhoria do espaço ou para demais finalidades.

Fonte oficial: Jornal Dia Dia

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

O que é Europass?

O Europass é uma ferramenta desenvolvida pela União Europeia com o objetivo de promover a clareza e a transparência das competências e qualificações dos cidadãos europeus. Essencial para aqueles que buscam oportunidades de trabalho ou educação em diferentes países do bloco, o Europass facilita a comunicação dessas informações de maneira padronizada e reconhecida internacionalmente.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal é um número único atribuído aos contribuintes para efeitos de tributação e outras atividades administrativas relacionadas com as finanças do Estado. Este número é essencial para a identificação dos cidadãos nas suas relações com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal, bem como em diversas transações financeiras e legais no país.