Lei da Aprendizagem ajuda a gerar oportunidades de trabalho

Data:

Programas ajudam a capacitar jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

Entre janeiro e novembro de 2017, mais de 360 mil jovens foram contratados em todo o Brasil através da Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio e grande porte devem ter de 5% a 15% do quadro de funcionários formado por jovens de 14 a 24 anos, na modalidade de Aprendiz.

O benefício é válido para ambas as partes: o jovem tem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e a empresa contratante recebe incentivos fiscais e tributários, além de ter a oportunidade de ser reconhecida como uma empresa compliance, ou seja, que age de acordo com a regra.

De acordo com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), a lei ajuda a diminuir a evasão escolar, exclusão social e exploração de trabalho infantil. Francisco Reinord Essert, superintendente administrativo da Gerar, diz que as empresas são obrigadas a contratar menores, sob pena de multa caso descumpram essa regra.

A organização social, que já atua há mais de 15 anos no mercado, conta com mais de 90 mil jovens cadastrados em seu banco de dados e é responsável pelo Programa Aprendiz Legal, nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Exemplo de aplicação da lei

A Gerar criou a certificação Empresa Legal, para valorizar as mais de mil empresas que cumprem a Lei da Aprendizagem e a responsabilidade social. 11 empresas receberam esse título no ano de 2017, e desde o início do programa, mais de 11 mil jovens foram formados.

Além do primeiro emprego, os jovens fazem cursos que os auxiliam em sua formação profissional. A escolha do curso é feita em comum acordo entre o jovem e a empresa contratante. Para participar do programa, o jovem deve ter de 14 a 24 anos e estar cursando o ensino fundamental ou médio, ou já ter concluído o ensino médio.

 

Fonte oficial: Diário dos Campos

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o mundo. Neste artigo, exploraremos os melhores destinos turísticos que Portugal tem a oferecer, cada um com suas características únicas e atrações imperdíveis.

O que é Europass?

O Europass é uma ferramenta desenvolvida pela União Europeia com o objetivo de promover a clareza e a transparência das competências e qualificações dos cidadãos europeus. Essencial para aqueles que buscam oportunidades de trabalho ou educação em diferentes países do bloco, o Europass facilita a comunicação dessas informações de maneira padronizada e reconhecida internacionalmente.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.