Projeto que limita atuação de serviços de telemarketing é aprovado no Senado

Data:

Projeto que limita atuação de serviços de telemarketing é aprovado no Senado
Créditos: MashiroMomo /Pixabay

Projeto de lei incluiu ao Código de Defesa do Consumidor alguns artigos que visam inibir comportamento abusivo por parte das empresas de telemarketing

Nesta quarta-feira, 14 de março, o Senado Federal aprovou na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) projeto de lei que inclui pontos importantes ao Código de Defesa do Consumidor no que concerne a atuação das operadoras de telemarketing.

Entre as mudanças, há questões como imposição de limitações de horário para as ligações e restrições para o volume de chamadas em um mesmo dia. As empresas ainda deverão identificar-se logo no momento da chamada, de modo que a pessoa, antes mesmo de atender ao telefone, saiba quem está tentando entrar em contato. O texto ainda segue para aprovação da Câmara dos Deputados.

Nova regulação

A limitação de horários para as ligações é o principal ponto da nova regulação. Isso porque chamadas entre às 10h e 21h de segunda a sexta não serão mais permitidas. Ademais, aos sábados, entre 10h e 13h, também será vedada a realização de ligações.

Outra proibição importante diz respeito ao volume de chamadas. Depois de três tentativas em um mesmo dia, os operadores de telemarketing não poderão mais contatar os clientes, seja por meio de ligação ou mensagem de texto.

O usuário ainda poderá solicitar a retirada de seu nome da lista de contatos das operadoras a partir de uma simples solicitação, que deverá ser prontamente acatada.

Ação inoportuna das operadoras

O projeto de lei de autoria do senador Armando Monteiro (PTB-PE) veio a atender uma antiga reclamação de uma parcela considerável da população, que reclama de forma recorrente da atuação das operadoras de telemarketing.

A ação inoportuna dessas empresas, costumeiramente, tem motivado processos por tribunais de todo o país. Há pessoas que relatam terem sido contatadas centenas de vezes em um mesmo dia, inclusive, tarde da noite e aos fins de semana.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.