Crime de lesão corporal na direção de veículo não pode ser absorvido pelo de embriaguez ao volante, diz STJ

Data:

Por serem infrações penais autônomas, os crimes de embriaguez ao volante e lesão corporal culposa na direção de veículo não podem ser objeto de aplicação do princípio da consunção. Em outras palavras, o primeiro não pode ser absorvido pelo segundo por tutelarem bens jurídicos distintos.

Esse foi o entendimento unânime da 5ª Turma do STJ ao rejeitar o pedido realizado em caso de atropelamento ocorrido no Distrito Federal.

Narra o Ministério Público que o motorista, embriagado, conduzia seu veículo quando atropelou um pedestre em Ceilândia (DF). Após a colisão, foi submetido ao teste de bafômetro, que aferiu a dosagem superior ao máximo legal permitido.

O motorista foi condenado em primeira instância por embriaguez ao volante e de lesão corporal na direção de veículo. A pena foi fixada em um ano de detenção e suspensão da habilitação por quatro meses. O TJ-DF confirmou a sentença, afirmando a autonomia entre as infrações penais.

No REsp, a defesa alegou que as provas dos autos demonstram que a direção em estado de embriaguez causou a lesão corporal culposa. Mas, no caso, o crime de lesão é mais grave e deveria absorver o delito de embriaguez ao volante, que é menos grave.

O relator do REsp, ministro Ribeiro Dantas, ressaltou a impossibilidade de aplicação do princípio da consunção, conforme jurisprudência do próprio tribunal. Destacou ainda que o delito de embriaguez ao volante não é meio necessário para cometer a lesão corporal culposa, nem como fase de preparação, nem sob o viés da execução de crime na direção de veículo automotor.

Por fim, o ministro lembrou ainda que os crimes são consumados em momentos diversos, uma vez que embriaguez ao volante é crime de perigo abstrato, de mera conduta. O outro delito depende da existência de lesão corporal culposa para se consumar.

 

Processo: REsp 1629107

Fonte: portal do STJ

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

CNJ facilita concentração de esforços nas execuções fiscais de maior valor

Um marco importante foi alcançado no processo de agilização das execuções fiscais em Fortaleza-CE. Nos últimos quatro meses, foram extintos impressionantes 71% dos processos de execução fiscal, totalizando 33.225 ações. Esse resultado significativo permite que a Fazenda Municipal concentre seus recursos e esforços nas execuções de maior valor. A conquista é resultado direto da Portaria Conjunta n. 8/2023,  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Procuradoria do Município de Fortaleza.

STF Rejeita pedido de anulação de interrogatórios do caso do cônsul alemão acusado pelo assassinato do marido

Por decisão unânime, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou um pedido para invalidar os interrogatórios conduzidos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro com o então cônsul alemão Uwe Herbert Hahn, acusado do homicídio de seu marido, o belga Walter Henri Maximilien Biot, em 2022, no apartamento do casal em Ipanema.

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.