Petição-Família-Ação de adoção com destituição do pátrio poder

321

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE…., ESTADO ……

……………………………..(Qualificação), portadora da RG sob nº ……, residente e domiciliada na Rua ………………, por seu procurador e advogado infra-assinado, com escritório na rua …………………, onde recebe intimações e notificações, vem com o devido respeito e acatamento à presença de V. Exa. propor a presente

AÇÃO DE ADOÇÃO C/C DESTITUIÇÃO DE PÁTRIO PODER

contra: ………………………………. (qualificação), residente e domiciliada na Rua ……………………., o que faz com fulcro na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (E.C.A.), bem como pelas demais razões de fato e de direito a seguir alinhadas:

Que o menor ……………………………… nasceu em ……….., e a aproximadamente quatro anos e meio encontra-se sob os cuidados da Requerente, o que ocorreu inclusive com o consentimento de sua genitora, Srª ……………………..

Consta que o menor não fora registrado quando nasceu por seu genitor.

Que o objetivo da requisitante é o de adotar o …., que ele sempre recebeu todas as condições necessária para que evolui-se perfeitamente fisicamente, psiquicamente e socialmente. Que a habituação do menor transcorreu sem apresentar problemas para ele, sendo desnecessário haver um período de experiência para sua ambientação, faltando apenas comprovar que de fato o menor já encontra-se habituado.

Que a requisitante preenche todos os requisitos legais e necessário para a cessão da solicitação, que ela possui residência própria, assim como também possui renda própria, ela é pensionista junto ao INSS, evidencia-se isto através dos comprovantes bancários. A requisitante também possui boas condições de saúde físicas, mentais e psíquicas, comprovadas pelas totais exigências que ela atende para a curadoria do menor.

Desde que passou a a ter a guarda do…., a impetrante nunca obteve qualquer espécie de discordância por parte da mão biológica ou dos demais parentes do menor, contrariamente a progenitora sempre mostrou-se favorável a atual proposta, oferecendo-se inclusive a vir a está autoridade manifestar a sua aprovação.

Diante do exposto e visando a proteção e os interesses do menor, é esta para respeitosamente requerer a V. Exa. se digne em recebendo a presente, atendendo ao disposto nos artigos 28, 39 e seguintes da Lei 8.069/90, determinar:

  1. A citação da Requisitada, Srª ……………………………, para, querendo, protestar a presente no prazo legal, sob pena de revelia e confissão.

  2. Que seja feita a notificação do digníssimo representante do Ministério Público da Comarca para acompanhar o ato.

  3. A isenção do pagamento de custas e emolumentos, nos termos do artigo 141, § 2º, da Lei 8.069/90, e bem assim que tenha o presente seus atos desenvolvidos sob segredo de justiça.

  4. A produção de provas consistentes nos documentos ora juntados, depoimento pessoal da Requerida, sob pena de confesso, oitiva das testemunhas abaixo arroladas, as quais comparecerão a esse Juízo independentemente de intimação, e se necessário, perícia e inspeção judicial.

  5. Finalmente, requer seja a presente ação julgada PROCEDENTE para conceder à Requerente a ADOÇÃO do menor………………………, com a conseqüente destituição do pátrio poder de sua mãe biológica e ora Requerida, e após, que seja expedido o competente mandado judicial com todas as prerrogativas legais previstas pela Lei 8.069/90, ao Cartório do Registro Civil de ………………………, para as averbações necessárias.

Dá à causa, o valor de R$ ……… (……).

Nestes termos,

Pede deferimento.

………………
Advogado OAB/…

DEIXE UMA RESPOSTA