Modelo de Petição - Família - Ação de adoção plena

Data:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....

................................... e sua mulher ................, (qualificação), portadores do RG sob o nº .... e .... respectivamente, inscritos no CPF/MF sob os nº .... e ...., respectivamente, residentes e domiciliados na Rua ..... nº ...., na Cidade de ...., Estado ...., através de sua procuradora judicial ao final assinada (instrumento de mandato incluso), vem, respeitosamente a presença de Vossa Excelência, requerer a

ADOÇÃO PLENA

de .............................., nascido aos .... dias do mês de .... de ...., filho de ............................, (qualificação), (conforme certidão de nascimento inclusa nº .... - fls. ...., livro .... do Registro de Nascimentos de .... ), com fundamento nos artigos 39 a 52 e 165 a 170 do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Lei nº 8069/91.

DOS FATOS

Os Requisitantes, uniram-se em matrimônio em data de .... (Certidão de casamento em anexo) pelo regime de Comunhão Parcial de Bens, na Cidade de ....

Como a mãe do menor não possuía vontade e condições de criá-lo na época, manifestou, de maneira errônea, o desejo de entregar seu filho .... aos Requerentes, antes mesmo deste completar .... de idade, o que por si só já comprova ter havido o tempo necessário para se constatar, por meio da convivência entre eles, a natureza do vínculo que tinham..

O Requerido ......................... hoje é um jovem muito amado, criado dentro de costumes e morais pertencentes a uma família organizada.

Comprovadas boas condições moral, mental, física e demais encargos exigidos, conseguiram a custódia do mesmo.

Em data de .............., foi definida a Sentença (doc. ....), nos autos de nº .... na .... ª Vara de Família da Comarca de ...., autos estes em que os ora Requerentes obtiveram a guarda e responsabilidade do Requerido ...., conforme termo em anexo (doc. ....).

Cumpridas todos os requisitos e obrigações legais e, estando hoje o menor com .... anos, desejam obter a tutela definitiva da criança, estando ele hoje, sem dar espaços para questionamentos, melhor do que com a sua genitora natural, em um ambiente onde a família lhe oferece estrutura, afeto e atenção.

DO PEDIDO

Diante do exposto e frente a legislação pertinente, requerem se digne Vossa Excelência:

1- Seja-lhes deferido o pedido de ADOÇÃO PLENA do Requerido ...., obrigando-se os Requerentes, pela assistência moral educacional, material e emocional do mesmo, nos termos do artigo 4º e parágrafo da Lei 8.069/90, como se filho legítimo fosse e passará a ser;

2- Requerem também a notificação do digno representante do Ministério Público, para manifestação acerca do pedido em questão;

3- Na sentença que for prolatada favorável, requerem seja conferido ao Requerido o nome dos pais adotivos, ou seja, .... e de seus adotivos maternos e paternos, tudo de conformidade com o artigo 27 e seus parágrafo 8.065/90.

Termo em que,

Pede deferimento.

.........., .... de .... de ....

Advogado
OAB/........

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo - Defesa de Trânsito - Estacionar o Veículo - Artigo 181 CTB

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO DE...

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa ao Teste do Bafômetro

Modelo - Defesa contra Auto de Infração por Recusa...

Modelo - Petição Inicial - Rito Ordinário - Novo CPC

PETIÇÃO INICIAL – RITO ORDINÁRIO – MODELO BÁSICO –...

Modelo de Defesa de Autuação em Infração de Trânsito

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO JUNTA ADMINISTRATIVA DE...