Empresa Jornalística do Povo S/A é condenada por violação de direitos autorais

Data:

povo s/a
Créditos: kikovic / Shutterstock.com

O juiz da 5ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa julgou parcialmente procedentes os pedidos realizados por Gilberto Lyra Stuckert Filho, nos autos da obrigação de fazer c/c danos morais e materiais (processo nº 0003225-94.2013.815.2001) ajuizada em face de Empresa Jornalística do Povo S/A.

Na inicial, Gilberto Stuckert, representado pelo advogado Wilson Furtado Roberto, fundador do escritório de advocacia Wilson Roberto Consultoria e Assessoria Jurídica e do Portal Juristas, alegou ser fotógrafo profissional e ter se deparado com uma fotografia de sua autoria no site da demandada sem que houvesse qualquer contrato prevendo remuneração e autorização de uso da obra. Por isso, requereu que a empresa fosse condenada a indenizá-lo pelos danos morais e materiais sofridos.

Na contestação, o réu alegou, preliminarmente, ilegitimidade ativa e inépcia da inicial, o que foi rejeitado pelo juiz. No mérito, defendeu que inexiste ato ilícito, uma vez que a fotografia foi publicada com caráter informativo e ilustrativo, sem fins lucrativos, exaltando o autor da obra.

direitos autorais
Créditos: jarmoluk / Pixabay

O juiz se utilizou da Lei de Direitos Autorais para explicitar que a fotografia é expressão artística que goza de proteção legal, cabendo somente ao autor utilizar, fruir e dispor de sua obra. Em outras palavras, a empresa só poderia ter utilizado a fotografia mediante prévia e expressa autorização, além de indicação de autoria, o que não ocorreu.

Diante da não observância dos preceitos legais pelo réu, configura-se o dano moral. O dano material, porém, deve ser comprovado, o que não aconteceu. Ocorreu mera divulgação da fotografia, sem qualquer venda ou transferência onerosa.

O juiz, assim, condenou a empresa jornalística ao pagamento de R$5.000,00 referente à indenização por danos morais e à exclusão da fotografia do site no prazo de 5 dias úteis. Deverá, ainda, pagar custas e honorários advocatícios fixados em 20% do valor da condenação.

Veja na íntegra: SENTENÇA Nº0003225-94.2013.815.2001. GILBERTO LYRA x EMPRESA JORNALISTA DO POVO S.A

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.