Justiça autoriza doação de órgãos inter vivos

Data:

Decisão deferiu autorização judicial para doação espontânea e gratuita de parte do fígado do requerente.

transplante de fígado
Créditos: decade3d / iStock

O Juízo da 4ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, no Acre, acolheu o pedido de alvará judicial formulado por Libni da Silva Barbosa, autorizando-o a doar parte de seu fígado em benefício de Sanção Arruda de Souza. A concessão compreendeu o desejo do requerente em doar de forma espontânea parte de seu órgão para a recuperação da saúde do receptor do fígado.

O doador é casado com a sobrinha do receptor, que tem hepatite. O magistrado Marcelo Carvalho verificou o caráter social da medida, que conferirá esperança de uma melhora substancial na qualidade da saúde e da vida de Sanção Arruda de Souza.

O quadro de saúde do receptor se agravou ao longo dos anos, culminando em uma cirrose hepática. Esse é o último recurso indicado para seu possível tratamento.

As provas juntadas aos autos comprovam que o doador está em boas condições de saúde para a realização da doação de órgãos, além dos exames demonstrarem a compatibilidade sanguínea e imunológica necessária para o procedimento.

O juiz de direito afirmou que o artigo 9º da Lei 10.211 de 2011 é expresso ao permitir que pessoa capaz disponha gratuitamente de tecidos, órgãos e partes de seu próprio corpo, para fins terapêuticos ou para transplantes, desde que haja comprovação da necessidade do procedimento e mediante autorização judicial (art. 9º, caput e §3º, da Lei 10.211/11).

A doação do órgão intervivos cumpriu todos os requisitos necessários para o deferimento e a decisão foi publicada na edição n° 6.109 do Diário da Justiça Eletrônico (fl. 67). (Com informações do Tribunal de Justiça do Acre).

Processo: 0704267-40.2018.8.01.0001 - Sentença (inteiro teor para download)

Teor do ato:

Ante o exposto, acolho o pedido formulado no presente alvará judicial e via de consequência, autorizo Libni da Silva Barbosa a doar gratuitamente parte de seu fígado em benefício de Sanção Arruda de Souza, ficando, todavia, a medida condicionada à assinatura pelo requerente (doador), e pelo médico responsável pelo procedimento, de termo de consentimento livre e esclarecido, no qual lhe deverão ser expostas todas as consequências sobre o procedimento médico a que será submetido.Intimar o Ministério Público.Expeça-se o competente alvará judicial, autorizando o procedimento médico, observadas todas as recomendações aplicáveis.Sem custas.Por restar atendido o requisito contido no art. 98 do CPC, concedo ao requerente os benefícios da assistência judiciária.Publicar e intimar. Após expedição do alvará, arquivar. Advogados(s): André Arruda de Souza Derze (OAB 5033/AC), André Arruda de Souza Derze (OAB 5033/AC)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.