Metodologia para cálculo de multa em acordo de leniência é fixada por CGU e AGU

Data:

cálculo de multa
Créditos: Thiago Santos | iStock

Para uniformizar os procedimentos das comissões de negociação dos acordos de leniência, constituídas por membros da CGU e da AGU, foi disciplinada metodologia para cálculo da multa aplica a essas questões.

Por meio da Instrução Normativa 2/2018, também será possível conferir mais transparência ao método de aplicação da multa por atos ilícitos, conforme agravantes e atenuantes previstos no Decreto 8.420/2015 (regulamentou a Lei Anticorrupção - Lei 12.846/2013).

Na opinião de profissionais jurídicos, a Instrução Normativa aumenta a segurança jurídica dos acordos de leniência.

Multa

A multa à empresa varia entre 0,1% e 20% do faturamento bruto. Se não for possível calculá-lo,  o valor fica entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões. A IN 2/2018 lista agravantes, calculados primeiramente, e atenuantes, subtraídos posteriormente. Assim, chega-se à penalidade final.

São agravantes: valor dos contratos envolvidos (1% a 5%), continuidade do ato no tempo (de 1% a 2,5%), reincidência (5%) e outras.

cgu
Créditos: Belenox | iStock

São atenuantes: existência de programa de compliance (1% a 4%), ressarcimento dos danos causados (1,5%), comunicação espontânea (2%) e outras.

A instrução normativa também dispõe sobre duas rubricas do acordo de leniência para devolver os recursos aos órgãos ou entidades lesados, que são a multa administrativa e o ressarcimento (engloba todas as vantagens indevidas). (Com informações do portal Conjur.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

CNJ facilita concentração de esforços nas execuções fiscais de maior valor

Um marco importante foi alcançado no processo de agilização das execuções fiscais em Fortaleza-CE. Nos últimos quatro meses, foram extintos impressionantes 71% dos processos de execução fiscal, totalizando 33.225 ações. Esse resultado significativo permite que a Fazenda Municipal concentre seus recursos e esforços nas execuções de maior valor. A conquista é resultado direto da Portaria Conjunta n. 8/2023,  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Procuradoria do Município de Fortaleza.

STF Rejeita pedido de anulação de interrogatórios do caso do cônsul alemão acusado pelo assassinato do marido

Por decisão unânime, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou um pedido para invalidar os interrogatórios conduzidos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro com o então cônsul alemão Uwe Herbert Hahn, acusado do homicídio de seu marido, o belga Walter Henri Maximilien Biot, em 2022, no apartamento do casal em Ipanema.

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.