Juiz é condenado por corrupção e lavagem de dinheiro

ex-juiz é condenado
Créditos: Andrey Popov | iStock

O ex-juiz de Direito Diego Magoga Conde foi condenado a 12 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Outras quatro pessoas também foram condenadas pelo mesmo esquema, que envolveu liberação irregular e apropriação de verbas honorárias.

De acordo com denúncia do Ministério Público, um advogado ofereceu dinheiro ao juiz e a seu assessor em troca da liberação de alvarás de honorários e adjudicação em processo de inventário de bens, que tramitava na Comarca de São Lourenço do Sul. O esquema ocorreu duas vezes entre 2009 e 2010, e o juiz recebeu, respectivamente, R$ 50 mil e R$ 62 mil, descontados dos valores liberados para o advogado.

O pai do juiz e a esposa do advogado ajudaram na dissimulação quanto à origem do dinheiro, realizando compras de bens e movimentações financeiras.

corrupção e lavagem de dinheiro
Créditos: Loongar | iStock

Na sentença, a juíza ressaltou a ação dolosa que caracterizou o delito de corrupção passiva, evidenciada por interceptações telefônicas, quebra de sigilo bancário/fiscal, e prova oral produzida. Destacou, também, a proximidade dos réus e o acordo para liberar as verbas. (Com informações do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.)

Processo nº 21200005022 (Comarca de São Lourenço do Sul)

DEIXE UMA RESPOSTA

Specify Instagram App ID and Instagram App Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Instagram Login to work