ANTT recebe sugestão de tabela do frete pela ABCAM

tabela do frete pela ABCAM
Créditos: Gorodenkoff | iStock

A  Associação Brasileira dos Caminhoneiros entregou à Agência Nacional de Transportes Terrestres uma sugestão de tabela de frete de transporte rodoviário, com o objetivo de auxiliar na elaboração de uma tabela mais compatível com a realidade do mercado e que atenda a todos os setores envolvidos.

A entidade diz que mantém a cobrança por quilômetros percorridos e propõe a diferenciação de tarifa por tipo de veículo, o que não ocorre na tabela vigente. Além disso, a proposta corrige discrepâncias entre certos tipos de carga, como a carga perigosa, que possui valor inferior à geral.

De acordo com a Associação, “o preço mínimo proposto considera um mínimo necessário para que o motorista possa sobreviver sem fragilidade do serviço prestado e de sua condição de trabalho”.

A tabela sugerida leva em conta o tipo de carga transportada, o tipo e o consumo específico do veículo. Ela não inclui o lucro do transportador. Na proposta, a carga geral ficou 20% abaixo da tabela vigente. (Com informações do Canal Rural.)

DEIXE UMA RESPOSTA