Operação Zelotes é suspensa até oitiva de testemunhas no exterior

0
50
oitiva de testemunhas no exterior
Créditos: Chargerv8 | iStock

O juiz da 10ª Vara Federal de Brasília suspendeu o processo da Operação Zelotes até a oitiva de 17 testemunhas, residentes no exterior. A ação penal, que tem o ex-presidente Lula como um dos réus, investiga supostos crimes ocorridos durante o governo de Dilma Rousseff. Dentre os crimes, estão organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência nas negociações de aquisição de 36 aeronaves suecas por US$ 5,4 bilhões.

A defesa de Lula entende que não há provas dos crimes imputados a ele. O ex-presidente seria interrogado no dia 21/06, mas a pedido de sua defesa, o TRF1 desmarcou o interrogatório. Os advogados afirmaram que Lula só poderia ser ouvido antes da oitiva das testemunhas do exterior se houvesse risco para o processo.

Diante da suspensão, foram adiados os depoimentos de Lula, de seu filho e de outros réus. Além disso, o juiz determinou que a apreciação de qualquer petição protocolada pelas defesas só ocorrerá após o retorno das cartas rogatórias. (Com informações do Uol.)