Lula não poderá conceder entrevistas dentro da prisão, diz STJ

176
Lula não poderá conceder entrevistas
Créditos: Microgen | iStock

O ministro Humberto Martins, no exercício da presidência, indeferiu um pedido para que Lula conceda entrevistas de dentro da prisão, em Curitiba. O pedido foi feito pelo advogado Ricardo Luiz Ferreira, que não possui procuração nos autos para a defesa do ex-presidente, mas que se viu ameaçado de coação, justificando a impetração do HC com a defesa da liberdade de imprensa.

O advogado contesta decisão do TRF4, dizendo que o tribunal não analisou os atos da magistrada da 12ª Vara de Execução Penal de Curitiba, que indeferiu os pedidos de entrevistas e sabatinas. Ele disse que não compete a ela julgar a utilidade da entrevista, sob pena de decretar-se censura prévia.

O ministro, porém, afirmou que o ato impugnado é decisão monocrática contra a qual não foi interposto agravo regimental perante o TRF4. Por isso, não se admite habeas corpus sem exaurir as instâncias antecedentes. Ele ainda lembrou o posicionamento da defesa legalmente constituída do Lula, que diz que não há interesse na continuidade de tramitação de habeas corpus impetrados por terceiros. (Com informações do Superior Tribunal de Justiça.)

 

DEIXE UMA RESPOSTA