Liminar suspende ações que discutem contratação de transportadores autônomos

Data:

transportadores autônomos
Créditos: Welcomia | iStock

O ministro Celso de Mello suspendeu liminarmente duas ações trabalhistas em curso na 5ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes (PE) em que três motoristas autônomos pedem reconhecimento de vínculo empregatício. A Reclamação 31158 foi apresentada pela empresa Sintrel – Sistema Integrado de Transportes e Representações Ltda., de Recife (PE).

Para o ministro, em concordância com a fundamentação da empresa, a tramitação das ações trabalhistas parece ir contra a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu os processos trabalhistas que envolvam a aplicação da lei que “regulamenta a contratação de transportadores autônomos por proprietários de carga e por empresas transportadoras, autoriza a terceirização da atividade-fim por essas empresas e afasta a configuração de vínculo de emprego nessa hipótese (Lei 11.442/2007)”.

A liminar de Barroso foi deferida na ADC 48 e irá ao Plenário do STF.

Mello observou que a liminar tem eficácia imediata, gerando efeitos e consequências próprios do deferimento, independentemente de ter sido referendada pelos demais ministros, uma vez que o referendo é condição resolutiva, mas não suspensiva, da eficácia do provimento cautelar concedido.

No caso, o ministro assinalou a presença dos elementos que justificam o acolhimento da cautelar requerida pela empresa. (Com informações do Supremo Tribunal Federal.)

Processo relacionado: Rcl 31158

DECISÃO:

(...) defiro o pedido de medida liminar, em ordem a suspender, cautelarmente, o curso da RT nº 0001374-55.2016.5.06.0145 e da RT nº 0001375- -40.2016.5.06.0145, ora em tramitação perante o Juízo da 5ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes/PE, até que o Plenário desta Suprema Corte aprecie a decisão cautelar que foi submetida a referendo pelo eminente Ministro ROBERTO BARROSO (ADC 48-MC/DF). Comunique-se, com urgência, transmitindo-se cópia desta decisão ao Juízo da 5ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes/PE (RT nº 0001374- -55.2016.5.06.0145 e RT nº 0001375-40.2016.5.06.0145). 2. Cite-se a parte beneficiária da decisão ora impugnada, para, querendo, contestar esta reclamação no prazo de 15 (quinze) dias (CPC, art. 989, III). Publique-se."
(STF, DECISÃO DO SENHOR MINISTRO CELSO DE MELLO em 18/7/2018.)
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por fraude em contratação de cartão consignado

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, uma decisão que condenou o Banco Máxima a indenizar uma mulher por danos morais, após seus dados serem utilizados de forma fraudulenta para a contratação de um cartão consignado.

Concessionária de rodovias e locadora de veículos condenadas por acidente com capivara no DF

Em uma decisão unânime, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve uma sentença que condenou a Entrevias Concessionária de Rodovias e a Localiza Rent a Car por danos materiais e morais após um acidente envolvendo o carro do autor e uma capivara.

Município é condenado a indenizar cadeirante por acidente em via pública, decisão foi do TJGO

A primeira Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve uma sentença favorável a um cadeirante que sofreu um acidente ao cair em um buraco em uma via pública da cidade de Rio Verde. O homem será indenizado pelo Município em R$ 12 mil por danos morais e mais R$ 1.989,12 por danos materiais. A decisão unânime seguiu o voto do relator, desembargador Leobino Valente Chaves, que considerou que a omissão do Município em fechar adequadamente o buraco e sinalizá-lo, para garantir condições seguras de circulação, caracteriza negligência.

TJSP mantém decisão de júri que condenou homem pelo homicídio da sogra

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão de um júri realizado na Comarca de Aparecida que condenou um homem pelo homicídio de sua sogra. A pena estabelecida foi de 38 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado.