Juiz dos EUA bloqueia divulgação de manuais de armas em impressoras 3D

79
 
armas em impressoras 3D
Créditos: koya79 | iStock

O juiz distrital americano Robert Lasnik, de Seattle, Washington, bloqueou a divulgação de manuais de instrução para a fabricação de armas em impressoras 3D algumas horas antes de serem disponibilizados na internet. Esse bloqueio ocorreu após vários estados abrirem processo contra a publicação. De acordo com Lasnik, a publicação dos manuais poderia causar dano irreparável aos cidadãos americanos.

Essa decisão bloqueia o acordo conquistado pelo governo do presidente Donald Trump com uma companhia do estado do Texas que pretendia divulgar os materiais nesta quarta-feira (1º).

Oito estados e o distrito de Columbia entraram com um processo na segunda-feira (30) para impugnar o acordo feito entre o governo federal e a Defense Distributed, o qual permitia que a empresa divulgasse seus designs.

A discussão entre os defensores de controles sobre armas gira em torno da possibilidade de que as armas produzidas pelas impressoras 3D não sejam rastreáveis ou detectáveis, o que representa uma ameaça para a segurança global.

Já quem defende os direitos de possuir armas argumenta que a tecnologia é muito cara e que essa ameaça seria superestimada. (Com informações do Folha de S. Paulo.)