Barroso é mantido como relator de registro do ex-presidente Lula no TSE

0
21
registro do ex-presidente Lula
Créditos: Junial | iStock

Rosa Weber, presidente do TSE, manteve o ministro Luís Roberto Barroso como relator do registro de candidatura do ex-presidente Lula à Presidência ao analisar o requerimento feito pela defesa do candidato sobre a distribuição da relatoria.

Os advogados defendiam que o ministro Admar Gonzaga, que recebeu primeiramente as impugnações da campanha petista teria preferência. Mas a distribuição aconteceu por sorteio, após análise técnica que não encontrou preferência no processo. Rosa afirmou que o fato alegado pela defesa não dá preferência a Admar.

A ideia dos ministros do TSE é evitar a judicialização do pedido de registro de candidatura, e para isso cumprirão o rito previsto na lei para os prazos processuais. Assim, evitam questionamentos da defesa, que poderiam esticar a tramitação do processo com medidas como o requerimento sobre a relatoria.

O advogado do ex-presidente Lula no TSE, Luiz Fernando Casagrande Pereira, inclusive conversou com Roberto Barroso ao final da sessão da Corte nesta quinta e terá uma audiência com o ministro Admar Gonzaga ainda nesta manhã. (Com informações do Jota.Info.)