TRF1 revoga decisão que bloqueava bens de Marcelo Crivella

Data:

bloqueio de bens
CréditoS: Visivasnc | iStock

O TRF-1 concedeu antecipação de tutela para revogar decisão que determinou o bloqueio de bens de Marcelo Crivella (PRB). O Prefeito do RJ é alvo da ação civil pública que investiga irregularidades em contratações no Ministério da Pesca.

A Justiça Federal do Distrito Federal, após acatar argumentos do MPF de que ele e outros funcionários cometeram fraude em uma licitação, bloqueou bens do político no valor de mais de R$ 3 milhões. O juiz de 1º grau vislumbrou nos autos “elementos concretos que evidenciam a verossimilhança da alegação e o risco de dano irreparável ou de difícil reparação” em caso de condenação.

Crivella sustentou no agravo de instrumento ao TRF1 que o MPF busca “estabelecer um liame subjetivo entre as condutas dos servidores do Ministério com o [ex] ministro por meio da malfada teoria do domínio do fato”. E completou: “pressupõe-se que o ministro estaria obrigado a tomar conhecimento de todos os atos praticados pelos servidores do órgão em razão de sua posição hierárquica, aplicando-se-lhe veladamente a chamada teoria do domínio do fato”.

O juiz acatou os argumentos contidos no agravo, acreditando que constrição judicial não merece persistir, já que “a mera autorização dada pelo agravante, para a contratação oriunda do pregão eletrônico, somada ao fato de ele ser ‘chefe’ dos demais envolvidos, sem qualquer indício plausível e comprovado, da suposta ligação entre ele e os servidores públicos daquele órgão público, não pressupõe que ele possuía o domínio dos fatos narrados na inicial”.

O juiz disse que faltam indícios de cometimento de ato ímprobo. (Com informações do Jota.Info.)

 

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Autorização federal é necessária para uso de água mineral em processos industriais, estabelece STJ

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a utilização de água mineral diretamente retirada do solo como insumo em processos industriais requer autorização federal, mesmo que não seja para consumo humano. Essa determinação foi estabelecida ao reformar uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

STF mantém entendimento sobre compartilhamento de relatórios financeiros pelo Coaf

Nesta terça-feira (2), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou por unanimidade que a polícia pode solicitar diretamente ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o compartilhamento de relatórios de inteligência financeira, sem necessidade de autorização judicial prévia.

STF determina retomada de licitação para aquisição de medicamento indicado para tratamento de anemia e insuficiência renal crônica

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retomada de uma licitação promovida pelo Ministério da Saúde para a aquisição do medicamento Alfaepoetina, utilizado no tratamento de anemia e insuficiência renal crônica.

STF mantém afastamento de conselheiro do TCE-AP por condenação em peculato

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o afastamento do cargo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), José Júlio de Miranda Coelho, após condenação a 14 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, por peculato, além da perda do cargo público.