Polícia Civil do RJ cumpre mandados de prisão em 6 estados em operação de combate a crimes cibernéticos

0
13
mandados de prisão
Créditos: Kritchanut | iStock

Após denúncia em investigação contra crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP-RJ, a Polícia Civil do Rio de Janeiro cumprirá 45 mandados de prisão contra possíveis integrantes de uma quadrilha nacional especializada nesses ilícitos. Os mandados estão sendo cumpridos em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina. Rio de Janeiro e Bahia.

A Operação Open Doors foi desencadeada em agosto de 2017 e está em sua segunda etapa. São 237 pessoas envolvidas no esquema fraudulento, que inclui o envio aleatório de e-mails e mensagens por celular a milhares de pessoas. Os remetentes se passam por instituições bancárias e pedem que os clientes atualizem suas senhas por meio de um endereço específico na internet. Ao clicar nos links, as vítimas eram redirecionadas a sites que capturavam informações de contas e senhas.

Outro golpe envolvia ligação telefônica para potenciais vítimas, em que os fraudadores se passavam por funcionários de bancos para obter dados pessoais. (Com informações da Agência Brasil EBC.)