Detran invalida 75 mil aulas práticas no ES por fraudes no sistema de telemetria

detran es
Créditos: Mihajlo Maricic | iStock

O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) invalidou, de maio até setembro de 2018, cerca de 75 mil aulas práticas de direção após encontrar irregularidades em sistema de telemetria (registra as aulas por meio de fotos) de autoescolas da Grande Vitória. Candidatos que não comprovarem a participação em 25 horas de aulas poderão perder a habilitação.

O sistema foi instalado após a notícia de irregularidades por parte dos instrutores, que davam menos aulas do que o necessário, mas registravam as 25 horas, uma vez que tinham autonomia no sistema do Detran. O resultado era o índice de 60% de reprovação no primeiro teste.

Atualmente, o instrutor deve tirar uma foto, em um tablet, dele e do aluno, e uma câmera instalada no carro tira 5 fotos aleatórias durante os cinquenta minutos de aula. Mesmo assim, o Detran identificou tentativas de fraudes nesses 4 meses.

Conseguiram flagrar um aluno dormindo no meio da aula, outro parado durante toda a aula, sem instrutores presentes. Também identificaram um instrutor com a mão na frente do tablet diante da ausência do aluno, e outro que usou a mesma fotografia para validar 3 aulas. Todas essas situações são motivos de invalidação de aula.

O diretor do Detran afirma a importância de o aluno cobrar as aulas às quais tem direito e disse que os instrutores e auto escolas que cometem as irregularidades devem abrir os olhos: “Aquele instrutor que tava fazendo gracinha, tirando foto de foto 3×4 pra colocar na frente da câmera achando que não dá nada com ele, cuidado. Nós estamos de olho e eles podem ser surpreendidos pela nossa equipe de fiscalização pegando em flagrante e o aluno, muitas vezes, é uma vítima desse processo como um todo. Isso é tão grave que nesses processos extremos que nós estamos mapeando, muito provavelmente as pessoas que foram habilitadas através de um processo fraudulento vão perder seu direito de habilitação”. (Com informações do G1.)

DEIXE UMA RESPOSTA