Esquema fraudulento em Android faturou quase US$ 10 milhões

271
esquema fraudulento
Créditos: Bizoo_n | iStock

Em reportagem publicada pelo BuzzFeed News, foi revelado um grande esquema de fraude, envolvendo 25 apps e páginas que simulavam audiência para obter dinheiro por meio de anúncios no Android, inclusive daqueles gerenciados pela Google.

O primeiro passo da fraude envolve a aquisição de apps para Android por uma empresa, a We Purchase Apps (Compramos Apps em tradução literal), que usava empresas de fachada. Após a aquisição, a empresa ativava uma rede de bots baseados em dados reais de usuários, o que dribla mecanismos de defesas. Assim, conseguiu simular milhões de usuários de aplicativos e de interação com anúncios publicitários adicionados a eles, gerando milhões de dólares em receita.

Após ser notificada, a Google informou que removeu diversos aplicativos envolvidos na fraude e proibiu o acesso aos anúncios gerenciados por ela: “Colocamos em uma lista negra apps e sites adicionais que estão fora de nossa rede de anúncios para garantir que anunciantes usando Display & Video 360 (antes conhecido como DoubleClick Bid Manager) não comprem nenhum tráfego”, explica a empresa. “Monitorar continuamente essa operação e continuaremos a tomar ação se identificarmos qualquer tráfego adicional inválido.” (Com informações do Tecmundo.)

DEIXE UMA RESPOSTA