Importância da tecnologia na contabilidade

0
5

Utilizar a tecnologia é uma estratégia importante para driblar a intensa burocracia que envolve a área fiscal no Brasil. De acordo com o relatório Doing Business 2018, divulgado anualmente pelo Banco Mundial, as empresas brasileiras precisam de, em média,  1.958 horas por ano para cumprir todas as regras tributárias. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), tamanha exigência custa cerca de 1,5% do faturamento anual.

A tecnologia deixou de ser complementar aos processos contábeis e passou a ser imprescindível. Softwares e programas de automação são aliados das demonstrações e apurações, tornando as tarefas mais rápidas e evitando erros. De acordo com o IBPT, temos hoje 63 tributos e 97 obrigações acessórias em vigor no país. A estimativa é de que cada empresa siga mais de 3.790 normas.

Todas essas exigências são fiscalizadas com rigor crescente. A implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e as iniciativas acessórias ao sistema permitem maior cruzamento de informações entre os órgãos e a identificação mais fácil de incoerências nas declarações.

Os sistemas disponíveis hoje para controle interno das organizações, apuração e pagamento de impostos aceleram a produtividade, automatizam processos e previnem erros nas atividades. Esse tipo de ferramenta garante segurança para os dados e rapidez na troca de informações. Além disso, fornecem importantes dados analíticos, como comparativos de evolução de tributos.

Claro que tecnologia nenhuma substitui uma boa equipe de profissionais. Um dos maiores desafios atuais é conseguir olhar para uma infinidade de dados e informações e tirar dali análises e decisões estratégicas. Dessa forma, o papel do profissional da contabilidade é cada vez mais estratégico do que operacional. Essa é inclusive uma tendência apontada pela empresa holandesa Wolters Kluwer, que indica que, com menos tempo dedicado a questões burocráticas, profissionais da área contábil irão assumir papel consultivo, importante para a tomada de decisões de empresas de todos os portes.

A rede Tax Group reconhece a importância da inovação para a prestação de um serviço de excelência na área contábil. Por isso, associa alta tecnologia com a expertise de seus consultores especializados em matéria tributária para desenvolvimento de importantes soluções fiscais para todos os segmentos empresariais. O grupo investe constantemente em infraestrutura administrativa e tecnológica de primeira linha para dar o suporte adequado aos seus serviços. Todos os produtos oferecidos pela Tax Group aos seus clientes contam com base tecnológica e analítica.

Para saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar a sua empresa ou o seu escritório contábil, entre em contato com os sócios Tax Group.

fonte: https://www.taxgroup.com.br/