DPPB participa de mutirão na 13ª Semana Nacional da Conciliação

Data:

Até esta sexta-feira (9)  acontece em todo o País mais uma edição da Semana Nacional da Conciliação, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada a impulsionar todos os tribunais do país para a solução dos litígios por meio de acordos e dos métodos consensuais como mediação, conciliação, arbitragem, entre outros. Na Paraíba, a Defensoria Pública do Estado participa ativamente do mutirão, em parceria com o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp).

A defensora pública Maria do Rosário Lima Silva explica que a Instituição estará á disposição durante toda a semana para atuar nos processos em que as partes reclamantes não têm advogados. Apenas no que diz respeitos as 17 Varas Cíveis do Fórum Cível da Capital, a expectativa é de que sejam realizadas cerca de 400 audiências de conciliação.

Rosário lembra, contudo, que independente do mutirão que acontece até sexta-feira (9), a Defensoria Pública estadual atende qualquer pessoa, o ano todo, prestando assistência jurídica gratuita aos cidadãos que não têm condição de pagar um advogados.

As audiências de conciliação também contam com a atuação de estudantes de Direito do Iesp, devidamente treinados para atuar como conciliadores em ações movidas na esfera cível.

De acordo com a coordenadora acadêmica do Iesp, Marlene Kahú, mais de 70 pessoas estão atuando na Semana Nacional da Conciliação nos mais diversos processos. A maioria são demandas judiciais envolvendo bancos, condomínios, planos de saúde, operadoras de telefonia e empresas aéreas.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Empresa de telefonia é condenada a indenizar consumidor por nome negativado indevidamente

Uma empresa de telefonia foi sentenciada a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 4 mil a um consumidor que teve seu nome incluído indevidamente nos cadastros de restrição de crédito. O caso foi julgado pela Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a partir de um processo originado no Juízo da 2ª Vara Mista de Bayeux. A relatoria ficou a cargo da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.

Criança que caiu de brinquedo em parquinho será indenizada em Rio Branco-AC

A 4ª Vara Cível de Rio Branco, no Acre, determinou que duas empresas sejam solidariamente responsáveis por indenizar uma criança que sofreu um acidente ao cair de um brinquedo dentro de um parquinho. O incidente resultou em uma fratura no braço esquerdo do menino, que precisou usar pinos durante 40 dias. O valor da indenização pelos danos morais foi fixado em R$ 6 mil.

CNJ lança edital de concurso público para analistas e técnicos judiciários

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou, nesta quinta-feira (28), a abertura do edital de concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos de analista e técnico judiciário. Esta é a segunda oportunidade promovida pela instituição para a contratação de servidores, visando o desempenho de atividades administrativas, de fiscalização, controle e aperfeiçoamento de políticas judiciárias.

Justiça afasta responsabilidade de emissora de TV em caso de propaganda enganosa

A Justiça de Manaus decidiu que uma empresa de renegociação de dívidas é responsável por ressarcir um consumidor após não cumprir as promessas feitas em anúncios publicitários veiculados em uma emissora de televisão. O juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, determinou que a empresa reembolse o autor da ação e o indenize pelos danos morais sofridos.