Como realizar uma auditoria interna

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No blog Tax Group, já explicamos as diferenças entre auditoria interna e externa. Trata-se de processos complementares, que auxiliam a empresa na sua estratégia de Compliance Tributário, subsidiando gestores para a assertiva tomada de decisão. Enquanto a auditoria externa é realizada por profissional fora do quadro da empresa, com formação em contabilidade e registro nos órgãos e institutos que regulam a profissão, a auditoria interna é feita por um colaborador, que pode ter formação multidisciplinar. A auditoria interna é um processo importante, que busca fazer uma avaliação sobre os processos e regimentos internos da organização. É um apoio para a gerência da empresa, apontando as falhas e pontos fracos na operação e identificando os gaps que podem afetar a produtividade. Muitas empresas, porém, ficam em dúvida sobre como efetivamente realizar a auditoria interna. Por isso, hoje trouxemos algumas diretrizes que podem ser seguidas para esse processo. Não se trata de uma fórmula ou de uma receita, mas de sugestões para que a auditoria seja adequada à empresa de forma sustentável e eficaz. Cultura organizacional O primeiro passo é trabalhar a cultura organizacional. Se a empresa não possui o hábito de realização de auditorias, pode parecer estranho aos colaboradores um colega

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