STJ não conhece recurso especial contra fotógrafo vítima de contrafação

Data:

Em três oportunidades, o STJ conheceu de agravos em recursos especiais para não conhecer do recurso especial movido por empresas contra decisões dos tribunais que as condenaram a indenizar fotógrafos vítimas de contrafação.

recurso especial
Créditos: Seb_ra | iStock

Em duas situações (REsp 1.366.926/PB e REsp 1.373.539/PB), a CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. interpôs o recurso e o agravo em face de Clio Robispierre Camargo Luconi. Na outra (REsp 1.371.225/PB), quem interpôs foi Hardman Incorporação e Participação em face de Giuseppe Silva Borges Stuckert.

O tribunal de segundo grau determinou, dentre outras obrigações, que as empresas pagassem uma indenização por danos morais ao fotógrafo pela prática de contrafação.

O desembargador relator confirmou a sentença, dizendo que vislumbra “a ilicitude da conduta dos apelados, que não tiveram a devida cautela em ter pesquisado a respectiva autoria da fotografia antes de publicá-la em seu site”. E completou dizendo ser “forçoso, portanto, concluir que o dano moral decorrente da ofensa ao direito autoral deve ser indenizado, pois restou comprovada a publicação sem a concessão de crédito, configurando contrafação e a violação do direito imaterial de natureza moral do autor”.

A empresa Hardman Incorporação e Participação alegou preliminar de ilegitimidade passiva, dizendo que a produção de sua página da internet era de responsabilidade da prestadora de serviços contratada. Porém, o tribunal de segundo grau entendeu que não havia cláusula no contrato que atribuísse a responsabilidade à contratada, motivo pelo qual afastou a alegação de ilegitimidade. O entendimento foi corroborado no STJ.

Os recursos interpostos no STJ foram inadmitidos, motivo pelo qual as empresas interpuseram agravo em recurso especial. Os relatores entenderam que os requisitos de admissibilidade do agravo foram obedecidos e examinou o recurso especial.

Entretanto, ao analisar as alegações da empresa, verificou que seria necessário o reexame da matéria fática, o que é vedado pela Súmula nº 7 do STJ. Essa vedação impede a admissão do recurso especial.

Diante disso, conheceu do agravo para não conhecer do recurso especial. Nas ações da CVC, o relator ainda majorou os honorários recursais para R$ 1 mil em favor dos advogados da parte recorrida, Noelle Barbosa Gondim, Rafael Pontes Vital e Wilson Furtado Roberto, fundador do escritório de advocacia Wilson Roberto Consultoria e Assessoria Jurídica.

Veja aqui o inteiro teor das decisões.

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Candidata com deficiência garante nomeação em concurso público para o TCU

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) confirmou a sentença proferida pelo Juízo da 17ª Seção Judiciária do Distrito Federal que assegurou a nomeação de uma candidata como auditora federal de controle externo, na especialidade de auditor governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), reconhecendo sua condição de pessoa com deficiência (PCD).

Caixa é condenada a indenizar vítima de saque indevido de precatório

A Caixa Econômica Federal (CEF) foi condenada a indenizar por danos morais uma vítima de saque indevido de precatório. O apelante argumentou que houve falha nos serviços prestados pela instituição, uma vez que não houve negação da ocorrência da fraude no saque.

Dois homens condenados por crimes ligados ao tráfico internacional de drogas em Caxias do Sul

A 5ª Vara Federal de Caxias do Sul (RS) proferiu sentença condenatória contra dois homens acusados de envolvimento em crimes relacionados ao tráfico internacional de drogas. A decisão foi publicada na quarta-feira (13/3).

Morador de Porto Alegre condenado por uso de diploma universitário falso

Um morador de Porto Alegre foi condenado pela 2ª Vara Federal de Santa Maria (RS) por utilizar diploma em Engenharia Ambiental e histórico escolar falsificados. A sentença foi proferida pelo juiz Daniel Antoniazzi Freitag e publicada na segunda-feira (11/3).