Quais são as formas de armazenamento de Certificado Digital mais comuns?

147
 

Formas mais comuns de armazenamento de certificados digitais

Certificação Digital A1 e A3
Créditos: denizbayram / iStock

No Brasil são utilizadas, primordialmente, duas modalidades de armazenamento de certificados digitais:

Certificado Digital A3 – Token ou cartão inteligente:

Trata-se de um tipo de Certificado que tem validade de 1 a 3 anos, dependendo da opção do cliente, que é armazenado em um dispositivo físico que pode ser um “token criptográfico” ou um “cartão inteligente (smart card)”.

Esse tipo de certificado digital apresenta a desvantagem de poder ser somente utilizado em um computador e um programa por vez, o que diminui muito a sua versatilidade e flexibilidade.

Outro fator a destacar também é que toda vez que um certificado digital A3 é utilizado, é necessário digitar a senha dele, e ele poderá ser bloqueado e inutilizado caso você erre a senha um determinado número de vezes (geralmente 3 vezes), o que lhe obrigará a adquirir um novo certificado, caso não tenha a senha de recuperação que é a PUK.

A3 em Token:

  • Token G&D JuristasTrata-se de um tipo de Certificado que fica armazenado em um “Token Criptográfico”, um dispositivo semelhante a um “pendrive”, que deverá ser conectado diretamente a uma porta USB do computador do usuário ou do servidor onde rodará o sistema. (OBS: Não é possível fazer cópia do certificado A3 em Token, sob pena de bloqueio da mídia criptográfica)

Cartão Inteligente - Smart CardA3 em Cartão Inteligente:

  • Este tipo de Certificado fica armazenado em um “Smart Card”, um Cartão Inteligente, com chip, igual aos novos cartões bancários, que deverá ser conectado a uma “leitora de smartcard” que deve ficar ligada em uma porta USB do computador do usuário ou do servidor onde rodará o sistema. (OBS: Não é possível fazer cópia do certificado A3 em Cartão Inteligente (smart card), sob pena de bloqueio da mídia criptográfica)

Certificado Digital A1 - ICP BrasilCertificado Digital A1 – Arquivo no computador ou em outro dispositivo:

Um Certificado “A1” é um arquivo eletrônico gravados no computador do usuário ou no servidor onde rodará o sistema, trata-se de um arquivo que geralmente possui a extensão .PFX ou .P12, e que não necessita de tokens ou cartões para serem transportados de um lado para outro.

Uma grande vantagem do certificado digital A1 é que ele pode inclusive ser copiado para uso em mais de um computador e programa simultaneamente, por exemplo, você pode ter uma cópia com o seu escritório contábil e outra na empresa para uso no sistema emissor de NF-e ou CT-e, e uma cópia de segurança em casa.

Estamos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas acerca da certificação digital e todos assuntos afins!

Certificado Digital em Smart Card Juristas
Smart Card – Juristas Certificação Digital

E mais: se você tem alguma empresa, também emitimos, no mesmo local, certificados digitais para sua pessoa jurídica (E-CNPJ, E-NFe, E-CTe, SSL, etc), com condições especiais.

Navegue em nossa loja virtual e veja as ofertas especiais focada para advogados com preços bem diferenciados.

Visitem também a nossa Loja E-Juristas.

Mantenha contato conosco através dos telefones (WhatsApp) (83) 99964-6000 e (83) 99382-6000, bem como por email [email protected] . Acompanhe todas as novidades da Juristas através do seu Instagram @juristas.

Certificado Digital - A1 e A3
Créditos: FotoCuisinette / iStock