Quais são as principais características da inteligência artificial?

3266

Saiba o que caracteriza a Inteligência Artificial.

aprendizado
Créditos: Monsitj | iStock

Sistemas de aprendizado de máquina, redes neurais, reconhecimento de voz, análise preditiva e processamento de linguagem natural. A Inteligência Artificial está impactando a sociedade de maneiras que nunca imaginamos possíveis e é continuamente remodelada por novos desenvolvimentos. Muitas novidades aparecem a todo o momento, esbanjando as principais características da inteligência artificial. Veja a seguir quais são elas!

Previsão e adaptação

Da mesma forma que nós aprendemos, a IA também aprende e se adapta. Por meio de algoritmos que descobrem padrões de dados programados, as soluções aprendem e aplicam seus conhecimentos ​​para futuras previsões. Se existe uma sequência de bits como 1,2,1,2,1,2,1,2,1,2, a IA reconhece a sequência de 1s e 2s alternados e prevê sua continuidade. Essa é uma das características da inteligência artificial.

Ela é capaz, por exemplo, de corrigir erros de ortografia ou prever o que um usuário vai digitar, ou ainda estimar o tempo e o tráfego em determinadas rotas no trânsito. Não à toa, os veículos totalmente autônomos são baseados em inteligência artificial.

Tomada de decisões por conta própria

O poder por trás da inteligência artificial é sua capacidade de tomar decisões, analisar dados, aprender e obter novos insights para tomar melhores decisões. A partir de dados programados, a IA pode prever ou conjecturar uma decisão mais minuciosa e mais rápida do que um humano. Mas, no fundo, ela auxilia no aumento da inteligência humana e da produtividade das pessoas.

Aprendizado contínuo

A inteligência artificial pode ser considerada uma máquina com capacidade de aprender com os padrões. O método de aprendizado profundo, que aparece na Siri e na Amazon Alexa, são exemplos mais familiares desse aprendizado contínuo.

aprendizado
Créditos: Metamorworks | iStock

Uma das características da inteligência artificial é a capacidade de construir modelos analíticos a partir de algoritmos, aprendendo a executar tarefas por meio de inúmeras rodadas de tentativa e erro. No mesmo sentido, o chamado Processamento de Linguagem Natural (PNL), que dá às máquinas a capacidade de ler e entender a linguagem humana.

Capacidade de reação

Os tipos básicos de IA são puramente reativos, pois agem após a percepção do problema. Essa é uma das características da inteligência artificial. Ela ainda não consegue fazer escolhas morais ou exercer o livre arbítrio. O Deep Blue (computador da IBM que joga xadrez), por exemplo, identifica as peças de xadrez no tabuleiro e seu movimento, mas não tem memória de movimentos passados, ignorando tudo antes do movimento atual. Ou seja, ele só reage à posição das peças no tabuleiro.

Pensamento no futuro

Como nós analisamos dados e integramos informações? Como eles são utilizados para melhorar a tomada de decisões? Uma das características da inteligência artificial é permitir repensar essas formas de análise.

Especula-se que em poucos anos, os computadores atingirão uma capacidade avançada de conversar, abrindo caminho para uma série de aplicativos de IA que mudarão nossa vida em vários campos, como segurança, regulamentação, saúde e Direito.

No Direito, por exemplo, advogados já podem utilizar a análise de rede, jurimetria, revisão de texto, mineração de dados, análise contratual, argumentação computacional e muito mais. Eles se concentração em aspectos mais complexos da prática da lei.

Capacidade de movimento e percepção

Uma das características da inteligência artificial mais aparente é sua capacidade de percepção inteligente, como percepção visual, percepção da fala, percepção auditiva e processamento e aprendizado da informação perceptiva.

Bons exemplos são os carros autônomos, o Alexa da Amazon e o Siri da Apple. Não há somente resposta programada a perguntas específicas. As respostas são mais personalizadas.

As características da inteligência artificial influenciam em nossa vida pessoal e profissional. Abraçando uma mentalidade amigável da IA ​​em seu escritório de advocacia pode conferir muitas vantagens aos advogados, especialmente em relação à competitividade. (Com informações do Ross.)

DEIXE UMA RESPOSTA