Projeto de lei anticrime será apresentado hoje a governadores

278

Moro apresentará 35 metas anticrime e combate à corrupção.

moro
Créditos: Pattanaphong Khuankaew | iStock

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresentará hoje (4) o projeto de lei anticrime em Brasília a governadores e secretários de Segurança Pública. O PL deverá ser enviado nos próximos dias ao Congresso Nacional.

O governo Federal já havia anunciado 35 metas consideradas prioritárias para os primeiros 100 dias de gestão do novo governo.  De acordo com Moro, o envio do projeto anticrime ao Congresso vai aumentar a eficácia no combate à corrupção, crimes violentos e crime organizado, além de reduzir pontos de estrangulamento do sistema de Justiça Criminal.

Moro explicou nas redes sociais que a proposta considera que o crime organizado alimenta a corrupção e o tráfico de drogas, e assim simultaneamente. “É um projeto simples e com impacto para enfrentar esses três problemas”, ressaltou. “Interessa a todo o Brasil e a toda sociedade.”

“Boa parte dos homicídios estão relacionados à disputa por tráfico de drogas ou dívida de drogas. Por outro lado, a corrupção esvazia os recursos públicos que são necessários para implementar políticas de segurança pública efetivas.” Afirmou o ministro.

Ele destacou ainda que não está nas mãos do governo a solução de todos problemas de segurança pública, e que cabe à sociedade demandar. “A sociedade tem de ter presente que o governo pode ser um ator, não tem condições de resolver todos os problemas, mas pode liderar de um processo de mudanças.”

Moro já havia se pronunciado a respeito de ser favorável à proibição de progressão de regime prisional quando houver prova de ligação do preso com organizações criminosas. Também defendeu mais rigor para os condenados por peculato e prisão após 2ª instância. (Com informações do Migalhas.)

 

DEIXE UMA RESPOSTA