Artigos

3 desafios tecnológicos no mundo jurídico para 2019

Veja o que 2019 trará para o mundo jurídico.

Créditos: Phonlamai Photo | iStock

Embora possa haver desafios tecnológicos no mundo jurídico, especialistas não acreditam que eles sejam intransponíveis. Em 1943, Thomas Watson, então presidente da IBM, previu que o mundo precisava apenas de cinco computadores. Claro, isso é risível hoje, mas isso é apenas graças à retrospectiva. E enquanto prever o futuro ainda não é uma ciência exata, quando se trata de tecnologia no mundo jurídico, algumas pessoas estão se aproximando bastante.

Os especialistas em tecnologia jurídica Andrew Arruda, CEO e co-fundador da ROSS Intelligence; Mark Cohen, CEO da LegalMosaic; e David Curle, Diretor da Plataforma de Tecnologia e Inovação do Instituto Executivo Legal da Thomson Reuters chegaram à mesma conclusão: o setor jurídico fez grandes avanços ao adotar a tecnologia, mas ainda há alguns obstáculos a serem superados.

O primeiro desafio tecnológico no mundo jurídico: cumprir as expectativas

Empresas com visão de futuro, sejam pequenas ou grandes, apontam que, à medida que as expectativas do cliente evoluem, elas procuram maneiras de oferecê-los um serviço de alta qualidade de forma eficiente, usando uma combinação das pessoas, processos e tecnologia certos. Isso é excelente, mas daí aparece o primeiro desafio tecnológico no mundo jurídico.

Um desafio, diz Cohen, é que há uma divisão marcada entre o que os consumidores querem dos provedores legais e o que eles recebem. "O foco em 2019 precisa ser o de encontrar maneiras para que a tecnologia possa ser aplicada para promover os objetivos do cliente e tornar os serviços jurídicos mais acessíveis, eficientes e acessíveis".

Fornecer soluções tecnológicas para os clientes é mais do que estar na vanguarda. “Advogados e empresas competitivas precisam continuar a adotar ferramentas usando inteligência artificial (IA) para superar sua concorrência e oferecer maior valor a seus clientes”, diz Arruda. “Em 2019, a IA continuará a ter as maiores taxas de adoção do setor e isso não é surpresa, já que a IA continuou a melhorar e é capaz de realizar mais do que nunca.”

Os advogados estão definitivamente procurando maneiras de encontrar informações importantes rapidamente em grandes volumes de dados e querem tecnologias que automatizem as tarefas de rotina ou reduzam os riscos.

Mas Cohen acrescenta que “a tecnologia não é uma panacéia. No entanto, quando se trata da lacuna entre o que os clientes querem e o que as empresas jurídicas oferecem, sua implantação cuidadosa pode ajudar a preencher essa lacuna”. É uma forma de superar esse desafio tecnológico no mundo jurídico.

O segundo desafio: entendendo o impacto da IA

Um dos maiores obstáculos para adotar a tecnologia, diz Cohen, é que muitos advogados ainda veem a tecnologia como uma ameaça ao seu modelo econômico. "Eles vêem isso como um assassino faturável [...] Isso é míope, é claro, especialmente em uma era de transformação digital."

É por isso que Curle acredita que as tecnologias que terão o maior impacto em 2019 são aquelas centradas em aspectos mais mundanos da automação, como as várias formas de automação de documentos e o gerenciamento do ciclo de vida do contrato. “A queda na tecnologia legal é simplesmente domar os processos indisciplinados e torná-los mais rápidos e mais valiosos para os clientes com a ajuda da automação”, diz ele.

Para superar esse desafio tecnológico no mundo jurídico, as empresas precisam ter certeza de que não entendem mal as capacidades da IA. A velocidade com que essas tecnologias estão evoluindo pode levar as empresas a subtrair o tempo gasto experimentando novas tecnologias que poderiam impactar significativamente a maneira como fazem negócios.

O terceiro desafio: ensinando um velho cão novos truques

O terceiro e maior desafio tecnológico no mundo jurídico para 2019 é fazer com que os escritórios de advocacia mudem sua cultura e adotem a tecnologia.

“O maior problema que temos na lei é a cultura nas empresas em torno da tecnologia e sua adoção”, diz Arruda. “Isso significa que, por mais incrível que a tecnologia seja, a adoção ficará para trás se não existir uma cultura de inovação. As empresas precisam comprar da liderança e apoiar as novas tecnologias disponíveis. Os escritórios de advocacia e advogados devem se concentrar em como habilitar melhor uma cultura que celebre o uso da tecnologia para simplificar e melhorar suas práticas. ”

Talvez seja o medo do desconhecido. Curle acredita que algumas empresas associam a Inteligência Artificial ao Mágico de Oz da tecnologia legal, retratada como uma força todo-poderosa que assumirá a prática legal. “Aqueles corajosos o suficiente para dar uma olhada atrás da cortina logo percebem que a IA é um conjunto de capacidades que mudarão a prática legal de uma forma muito mais gradual e incrementada. A IA estará, e já está, embutida em muitos dos produtos que os advogados já usam”.

O obstáculo, diz Cohen, está superando a mentalidade difusa da soma zero de que são advogados ou robôs: "Isso também é equivocado [...] A lei é agora sobre a colaboração de recursos humanos, bem como humanos e máquinas. Muitos ainda consideram a tecnologia um mal necessário, em vez de um meio para o fim de fornecer uma entrega centrada no cliente. ”

Curle acrescenta que a maioria das empresas não vê o valor embutido em seus dados, nem sabe como liberar seus insights sobre lucratividade, desempenho individual e melhores práticas de precificação.

Embora possa existir desafios tecnológicos no mundo jurídico, eles não são intransponíveis. Na verdade, há muitas vantagens para as empresas adotarem a tecnologia. E para aqueles que o fazem, é provável que se tornem mais capazes de alavancar os recursos da tecnologia para criar novas linhas de negócios. Certamente, o objetivo de qualquer empresa, não importa o ano. (Artigo inspirado em matéria da Legaltech News.)

Postagens recentes

Torcedora não será indenizada por respingos de água lançados por jogador durante partida de futebol

Uma torcedora que havia solicitado indenização de R$ 100 mil por danos morais após ser respingada por água lançada por… Veja Mais

4 horas atrás

Plataforma de rede social deve indenizar influencer por falha na proteção de conta após ataque hacker

Uma empresa operadora de rede social foi condenada pela Justiça catarinense a indenizar uma influencer digital por danos morais após… Veja Mais

4 horas atrás

Transportadora tem indenização negada por falta de gerenciamento de risco no caso de roubo de carga

A 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso de… Veja Mais

5 horas atrás

TJDFT condena homem por furto de celular em troca de serviços sexuais

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, a decisão… Veja Mais

5 horas atrás

Justiça condena pastor por estupro de vulnerável em Bauru

A 2ª Vara Criminal de Bauru proferiu uma decisão condenando um pastor evangélico pelo crime de estupro de vulnerável, praticado… Veja Mais

5 horas atrás

Compensação entre gratificação de função e horas extras é válida, entende 3ª Turma do TST

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) validou uma norma coletiva que previa a compensação do valor recebido… Veja Mais

5 horas atrás