Artigos

Como ser advogado: Tudo o que você precisa saber para seguir carreira

Por Wilson Furtado Roberto*

Muitas pessoas têm o sonho de se tornarem advogadas, e entender mais sobre essa profissão é ideal para a decisão de seguir a carreira

Existem algumas profissões que são muito prestigiadas pela sociedade, e as pessoas que nela atuam são consideradas com muito respeito e admiração. Sem dúvidas, uma profissão que se encaixa perfeitamente nessa descrição é a de advogado.

Estar no tribunal, perante um juiz, e poder apresentar uma acusação ou uma defesa é algo que mexe com os brios de muitas pessoas, bem como ver uma sentença proferida a favor do que vinha sendo defendido ou alegado. Afinal, essa é a maior satisfação para um advogado.

Esse interesse é muito grande, e várias pessoas desejam saber o que devem fazer para se tornar um advogado, de modo a exercer essa profissão tão interessante e vital para que a sociedade continue a funcionar perfeitamente.

Confira o que é necessário para se tornar um advogado, como é sua formação, quais são as características desse profissional e como está o mercado de trabalho!

O Que é Preciso Fazer Para Ser um Advogado?

Primeiramente, é importante que a pessoa compreenda quais são os comportamentos e características que um advogado deve ter, já que ela passará a atuar com essa profissão durante muito tempo de sua vida.

Os advogados devem ser pessoas que não se conformam com a injustiça, seja qual for a situação. Portanto, os interessados devem ter o desejo de que o mundo seja um lugar mais correto, de acordo com todas as leis do país.

Quem deseja se tornar um advogado também precisa entender que a profissão é vista de uma forma bastante especial pelas pessoas, quase como que defensores da moral, da ética e da legalidade. Logo, é importante entender que essas expectativas da sociedade são normais.

Sem dúvidas, os futuros advogados também devem ser excelentes na língua portuguesa, tanto escrita quanto falada, e ter um desejo ávido pela leitura, já que serão vários livros, autos e processos lidos e redigidos durante sua carreira.

A persistência também é uma característica que deve ser buscada pelos interessados na advocacia, já que nem sempre um caso será solucionado na primeira instância, e será necessário pensar em novas defesas e acusações, até que ele consiga ganhar o caso.

Como é a Formação de um Advogado?

Quem almeja atuar nessa profissão deve fazer o curso de Direito, que geralmente possui a duração de 5 anos. Nesse curso, o estudante terá contato com vários advogados já formados e aprenderá toda a parte teórica e prática da advocacia.

Durante o curso, além dos ensinamentos referentes à profissão, o futuro advogado também aprenderá o que se espera dele como profissional, que sempre deve lutar em prol dos direitos do cliente representado, seja para defesa ou para acusação.

Para a conclusão do curso e a obtenção do diploma de advogado, o profissional deve fazer um estágio supervisionado em sua área de atuação, além da elaboração e apresentação de um TCC.

Depois disso, para que ele possa exercer a profissão, é necessário passar pela famosa prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Depois da aprovação, o profissional recebe seu registro de advogado e pode começar a atuar.

Como é o Mercado de Trabalho Para os Advogados?

Felizmente, essa é uma profissão cujo mercado de trabalho é muito vasto e com várias oportunidades. Então, um bom advogado nunca ficará sem trabalhar.

Isso não é dito como uma expectativa positiva, e sim como uma realidade, já que o campo de atuação dos advogados é realmente grande. Além disso, sempre haverá a necessidade do trabalho dos advogados, para acusar ou defender os casos de seus clientes.

Entre as oportunidades de trabalho existentes, os advogados podem optar entre escritórios de advocacia, órgãos públicos, departamentos jurídicos de empresas de capital privada ou mesmo montar um escritório próprio.

São várias vertentes do Direito em que os advogados podem atuar, como na esfera civil, criminal, ambiental, tributária, trabalhista e empresarial, entre outras. Além das várias oportunidades de trabalho, ele pode optar por seguir a área que mais gosta.

Além da atuação nos tribunais, o advogado também pode atuar como professor para faculdades e até mesmo cursos de nível técnico.

Advocacia: Uma Profissão Com Mercado Vasto

Quem ainda está no momento de decidir se opta pela carreira jurídica deve saber que essa é uma excelente profissão, que traz um sentimento de responsabilidade social muito grande, mas que também é bastante respeitada no mercado de trabalho.

A remuneração dos advogados é excelente, o que é mais do que justo, devido a toda a carreira acadêmica que esses profissionais precisam enfrentar, além da aprovação na OAB, que demanda muito estudo e dedicação.Todo o processo de como se tornar um advogado é bastante trabalhoso, é verdade, mas, com dedicação e responsabilidade, é perfeitamente possível passar por todas as etapas e, então, obter o diploma e o registro de advogado, que também trazem uma satisfação imensa.

*Wilson Furtado Roberto é advogado especializado em Direito Autoral e Direito Digital. É o fundador do Portal Juristas.

Postagens recentes

Torcedora não será indenizada por respingos de água lançados por jogador durante partida de futebol

Uma torcedora que havia solicitado indenização de R$ 100 mil por danos morais após ser respingada por água lançada por… Veja Mais

13 horas atrás

Plataforma de rede social deve indenizar influencer por falha na proteção de conta após ataque hacker

Uma empresa operadora de rede social foi condenada pela Justiça catarinense a indenizar uma influencer digital por danos morais após… Veja Mais

13 horas atrás

Transportadora tem indenização negada por falta de gerenciamento de risco no caso de roubo de carga

A 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso de… Veja Mais

13 horas atrás

TJDFT condena homem por furto de celular em troca de serviços sexuais

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, a decisão… Veja Mais

14 horas atrás

Justiça condena pastor por estupro de vulnerável em Bauru

A 2ª Vara Criminal de Bauru proferiu uma decisão condenando um pastor evangélico pelo crime de estupro de vulnerável, praticado… Veja Mais

14 horas atrás

Compensação entre gratificação de função e horas extras é válida, entende 3ª Turma do TST

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) validou uma norma coletiva que previa a compensação do valor recebido… Veja Mais

14 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Empresa consegue suspender pagamento do plano de recuperação judicial por 180...

0
Considerando os efeitos da pandemia e a recomendação CNJ 63/20, a juíza Cristina de Araujo Goes Lajchter, da 6ª vara Cível de Nova Iguaçú/RJ, atendeu solicitação de empresa que pediu a suspensão da exigibilidade das condições previstas no plano de recuperação, bem como suspensão do pagamento de credores.