Artigos

7 características de um advogado empreendedor

Ser um advogado empreendedor demanda o desenvolvimento de capacidades e habilidades, já que ele é o único responsável pelo próprio crescimento na carreira. O empreendedorismo, no sentido em que é usado, não é algo que atinge a todos; ao contrário, existe um perfil muito específico para aqueles que desejam ter o próprio negócio. Porém, na advocacia, todo advogado precisa se desenvolver um pouco neste sentido. Veja 7 características desse tipo de profissional!

O advogado empreendedor possui pensamento estratégico da carreira

Pensar na carreira de forma estratégica é definir planos, metas e objetivos ao longo do tempo. Se você atua no Direito Previdenciário, pode querer publicar 15 artigos até os 30 anos. Isso é uma meta, e é em cima desse olhar para o futuro que se consegue traçar estratégias para se realizar profissionalmente.

Para aqueles que não possuem muito tato com planejamento, basta procurar modelos de negócios de sucesso, cuja eficiência é comprovada, e que se apliquem à sua carreira. Qualificar-se em questões administrativas também é um bom negócio!

Tem bom posicionamento no mercado jurídico

Ganhar credibilidade e autoridade no mercado é um dos objetivos de um advogado empreendedor. E para garantir esse bom posicionamento, que leva à prospecção de clientes e ao estabelecimento de parcerias, o profissional deve investir em marketing jurídico. Independentemente do tamanho do escritório, ou se o advogado atua sozinho, é possível investir em publicidade e garantir a presença na internet.

Em especial, o marketing de conteúdo, uma das vertentes de marketing em alta no mercado, é capaz de se adequar a qualquer orçamento e possui alto custo-benefício.

Cria e aproveita oportunidades

Proatividade é uma característica de poucas pessoas, mas certamente é do advogado empreendedor. Criar oportunidades, sair da zona de conforto, pensar novas formas dentro da profissão, inovar e arriscar são práticas desse tipo de profissional na advocacia. Além de beneficiar a si mesmo, o advogado consegue encontrar soluções inovadoras para o negócio.

Explorar uma área do Direito pouco conhecida, capacitar-se em áreas de conhecimento tangentes à jurídica são algumas das ações de alguém com mentalidade empreendedora.

Entende as necessidades dos seus clientes

A preocupação com o relacionamento do cliente faz com que o advogado encontre soluções mais adequadas para os casos e aproveite as situações para fidelizar e conquistar o cliente. O advogado empreendedor preza por este contato, pelos encontros pessoais e se torna um confidente de seu cliente.

Além de atender mais qualificadamente à demanda, o profissional é capaz de vislumbrar boas oportunidades para os clientes e evitar riscos.

Faz boa gestão do tempo e da equipe

Organização e produtividade são características de um advogado empreendedor, o que o possibilita realizar boa gestão do tempo e da equipe. Reuniões produtivas com objetivos bem traçados motivam todos a executarem a estratégia do escritório, e isso o empreendedor deve saber fazer bem. Essa cultura organizacional influencia no crescimento mais rápido do negócio!

Investe em capacitação profissional

Ampliar seus limites de conhecimento a todo momento é essencial para qualquer advogado que deseje evoluir na carreira. A especialização já é considerada um pré-requisito na advocacia, que preza mais por esse tipo de profissional do que por advogados generalistas.

O advogado empreendedor dá especial importância ao aprimoramento de suas competências e habilidades, pois não se limita ao Direito. Adquirir conhecimentos além de sua atividade-fim é o que faz com que ele seja diferenciado. Administração e contabilidade são bons campos a serem explorados, bem como as habilidades pessoais de comunicação, ética e atualidade.

Adota o inbound marketing

Como dissemos anteriormente, o marketing é um trunfo para o advogado empreendedor, porque confere bom posicionamento do mercado. Em especial, o inbound marketing cresceu no país nos últimos anos porque atrai voluntariamente potenciais clientes para o escritório de advocacia.

Para isso, a presença na internet (sites, blogs e redes sociais) é fundamental para ser visto e divulgar os negócios. A ideia é dar conteúdo relevante ao cliente e atrai-lo para o objetivo final: escolher você!

As características de um advogado empreendedor demonstram que ele possui um pensamento amplo a respeito de sua carreira, e que faz uma gestão completa dela. Está pronto para se tornar um?

Comece assinando nossa newsletter para receber conteúdos cheios de dicas para sua carreira!

*Artigo escrito em co-autoria com Flávia Costa.

Postagens recentes

O acesso a sistemas de informações sigilosas e a Dignidade da Pessoa Humana

Com o advento da crescente informatização, sistemas integrados de informação são ferramentas públicas de grande valia, sobretudo no âmbito da… Veja Mais

19 horas atrás

Como Conseguir um Visto de Procura de Trabalho em Portugal: Guia Completo para 2024

O visto de procura de trabalho em Portugal oferece uma janela de oportunidades para aqueles que desejam explorar o mercado… Veja Mais

7 dias atrás

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden Visa), também conhecido como Autorização de Residência para Atividade de… Veja Mais

7 dias atrás

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura… Veja Mais

7 dias atrás

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o… Veja Mais

1 semana atrás

Modelo - Defesa de Trânsito - Estacionar o Veículo - Artigo 181 CTB

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) DA SUPERINTENDÊNCIA DE TRÂNSITO DE (cidade - UF)   Auto de Infração de Trânsito (AIT) nº… Veja Mais

1 semana atrás