A importância do Valuation para as empresas

366

Você sabe quanto vale a sua empresa? Se sua resposta foi negativa, este texto é para você.

Valuation é um termo em inglês que, em tradução livre, pode ser entendido como “avaliação da empresa”. Trata-se do cálculo do valor da organização. Há diversas fórmulas para realização da apuração, porém, há nesta equação também uma dose de subjetividade.

Para realização da avaliação de uma empresa, entram aspectos como percepção de mercado, oportunidades, concorrentes, atributos técnicos, perspectiva estratégica… e muitos outros pontos. Ou seja, não há um resultado exato e ele pode variar de acordo com quem irá fazer este parecer.

 

Importância do Valuation

Saber quanto vale a sua empresa é muito importante para aqueles empresários e empreendedores que estão buscando investidores, que querem lançar ações ou vender uma parte da empresa, por exemplo. O valuation também é valioso em momentos como a realização de uma aquisição ou em processos judiciais, além que outras funções, que podem ajudar os gestores na condução da empresa.

Sabendo a avaliação do seu negócio, fica mais fácil identificar os pontos fortes e os aspectos que devem ser aprimorados, orientando o posicionamento de mercado e também o planejamento estratégico. Além disso, é possível fazer comparativos ao longo dos anos e este dado pode servir como argumento para eventuais negociações.

 

Como fazer o Valuation

Há diferentes abordagens para realização do Valuation, que se adequam ao momento e ao porte da empresa. A mais conhecida é a do Fluxo de Caixa Descontado, que também é o método mais completo e considera dados históricos, clientes, projeções, riscos, entre outros itens. Há métodos mais simples, como o valor Patrimonial Contábil, em que é avaliado o balanço patrimonial da empresa; e o modelo Múltiplos de Mercado, que utiliza empresas semelhantes como comparativo para estimar o valor da companhia.

Lembrando que, para realizar o processo, é essencial que todos os dados contábeis e financeiros e tributários da empresa estejam organizados. Um bom planejamento e um bom fluxo de informações auxilia muito no processo.

Analisar uma empresa exige muito conhecimento de mercado, do setor e também da organização em questão. Em momentos decisivos para a companhia, é indicado contar com um profissional especializado em avaliação e corretagem de negócios. Como citado acima, valuation não é uma ciência exata e dependerá, de acordo com o método utilizado, de projeções e estimativas que podem não se concretizar da maneira esperada.

 

Quer ler mais artigos como esse? Acompanhe o Blog do Tax Group.

Diariamente fornecemos as melhores dicas para a sua empresa!

DEIXE UMA RESPOSTA